Menu

Barroso derruba decisão de Nunes Marques e determina que ocupantes da terra indígena Apyterewa no Pará sejam retirados

Agentes federais atuam na retirada de invasores em duas terras indígenas no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Agentes federais atuam na retirada de invasores em duas terras indígenas no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Continua após a publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso derrubou uma decisão do ministro Nunes Marques que suspendia, provisoriamente, a reintegração de posse da Terra Indígena (TI) Apyterewa, em São Félix do Xingu, sudeste do Pará, nessa quarta-feira (29/11). Conforme o parecer de Barroso, a união deve prosseguir com o Plano de Desintrusão das Terras Indígenas, derrubando o pedido de paralisação da reintegração que tinha sido determinada pelo ministro Nunes Marques.

A Advocacia-Geral da União (AGU) já havia se a manifestado afirmando que a determinação de Marques, feita na última terça-feira, 28, “divergia da decisão vigente do Presidente do STF”, que no início de novembro, já tinha dado sinal favorável para que o plano de retirada de invasores continuasse.

A decisão de Nunes Marques atendeu a um pedido feito pela Associação de Produtores Rurais. Já a decisão de Barroso foi dada após um pedido da Articulação dos Povos Indígenas (Apib).

A saída de não-indígenas do território protegido no Pará passa por questões de proteção ambiental e de segurança dos povos originários que têm a posse do local.

Com informações da CNN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.