Moradores da região da Volta Grande do Xingu, no sudoeste paraense, receberam, pela primeira vez, a ação social do projeto “Belo Monte Comunidade”. A programação aconteceu no dia 30 de julho, na Vila da Ressaca, no município de Senador José Porfírio e no dia 6 de agosto na Vila Ceará, pertencente à cidade de Anapu, beneficiando também as comunidades vizinhas. O projeto de responsabilidade social da Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, disponibilizou às comunidades serviços como emissão de documentos, atendimentos na área da saúde e cursos rápidos, além de atividades de cultura e lazer.
Documentos de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento e a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal foram os serviços mais procurados. A dona de casa Ivanete Vieira, moradora da Vila Caracol, aproveitou a ação para regularizar os documentos e cuidar da saúde da filha. “Ela tem 10 anos e já estava precisando de documento de identidade, mas também aproveitamos os serviços de odontologia. É muito importante que a Norte Energia esteja aqui trazendo serviços sociais para a população”, disse.
Na área da saúde, o Belo Monte Comunidade ofereceu atendimentos odontológicos, oftalmológicos, avaliação física, testes rápidos e vacinação. “Tomei minha dose de reforço contra a Covid-19. Para mim foi muito bom, pois não precisei me deslocar até a cidade em busca do atendimento”, aprovou o agricultor Carlos Geny.
Cursos
Os participantes também contaram com cursos rápidos, como o do programa Cozinha Brasil, do SESI, voltado ao preparo nutritivo e ao aproveitamento integral dos alimentos. A moradora da Ilha da Fazenda, Dalva Gomes Batista, aprendeu receitas que podem ser feitas com ingredientes encontrados na própria comunidade. “Aprendi a fazer bolo de banana e vitaminas com frutas. Eu não tinha conhecimento das misturas com frutas e que podemos fazer boas vitaminas com isso. Eu gostei bastante e vou fazer em casa”, comentou. O evento ofertou outros cursos, como o de manutenção de motores.
Parceria – Para levar a ação social até as comunidades da Volta Grande do Xingu, a Norte Energia mobilizou um grande número de parceiros. São eles SESI, SENAI, FIEPA, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, 51º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro, Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX) e secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Saúde dos municípios de Anapu e Senador José Porfírio.
Para o gerente de Relacionamento com o Mercado do SESI/SENAI, Lucas Silveira, a parceria entre a entidade e a Norte Energia é fundamental para a promoção da cidadania na região. “Ações como esta reforçam nosso papel, nosso DNA, que é servir a sociedade do Pará com um trabalho que ajuda a melhorar a vida das pessoas. Saímos daqui com a certeza de que podemos nos unir para fazer mais e melhor pela população que mais precisa”, afirmou.
O Belo Monte Comunidade também representa uma oportunidade para quem quer exercer o voluntariado. Foi o caso do colaborador da Norte Energia, Diego Xavier, que, juntamente com outros colegas, acordou cedo e dedicou um sábado inteiro para atuar na linha de frente dos atendimentos à comunidade. “É muito gratificante poder participar da ação, pois é momento de sair do escritório e ter essa interação com a comunidade” afirma.
Cidadania
Esta foi a primeira ação social do projeto Belo Monte Comunidade na Volta Grande do Xingu. No ano de 2019, o evento de cidadania foi promovido nos cinco bairros de Altamira, construídos pela Norte Energia, beneficiando milhares de moradores.
A superintendente de Sustentabilidade da Norte Energia, Silvia Cabral, avaliou de forma positiva a iniciativa da empresa e reforçou o compromisso da empreendedora com o desenvolvimento socioeconômico da região. “É uma satisfação realizar esta ação na região e contribuir com o desenvolvimento das comunidades vizinhas à usina. Vale destacar a presença dos nossos parceiros, voluntários e população local que foram fundamentais para realizarmos as duas ações, que integram os projetos de responsabilidade social de Belo Monte, levando mais qualidade de vida a estas comunidades”, disse.
Os embaixadores do projeto Belo Monte Comunidade, a cantora paraense Joelma Kláudia e o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael, estiveram presentes nos eventos. “Quero parabenizar todas as representatividades comunitárias que aqui estão, somando conosco, para que esta ação seja realizada. É uma experiência única representar este projeto e, junto aos nossos parceiros, criar oportunidades para os moradores destes municípios”, disse o embaixador.