Trânsito lento, agentes na pista e viaturas no entorno. Tudo parecia uma blitz de rotina, mas a ação tinha outro propósito: conscientizar motoristas sobre o descarte correto do lixo produzido nos veículos.
Assim, foi a segunda ação da campanha “Altamira Limpa – Cuide de Nossa Cidade”, promovida pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente (Semma).

308 veículos foram abordados. Foto: Ascom/PMA
A blitz educativa, realizada nesta sexta-feira, 10 de outubro, ocorreu na Avenida Jader Barbalho e abordou 308 veículos, com o objetivo de orientar sobre o descarte adequado de resíduos sólidos.
Um dos veículos abordados foi o do motorista de aplicativo Elisvelton dos Santos. Para ele, manter a cidade limpa também influencia diretamente a vinda de turistas. “Eu acho muito importante isso, porque as pessoas não têm consciência e ficam jogando lixo em qualquer lugar. Ter uma cidade limpa seria muito melhor, porque trabalhar com uma cidade limpa é melhor para todo mundo e até melhor para quem visita a cidade”, disse.
Durante a ação, a equipe da Semma distribuiu sacolas “lixocar” para estimular os condutores a manterem os veículos limpos e destinarem corretamente o lixo produzido no trânsito.

Sacolas “lixocar” foram distribuídas durante a ação. Foto: Ascom/PMA
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), por meio de agentes da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
O público também interagiu com os mascotes Capitão Semma e Descartito, que reforçaram de forma divertida a importância de cuidar do meio ambiente.
“A campanha ‘Altamira Limpa – Cuide de Nossa Cidade’ tem o intuito de sensibilizar a população, os motoristas e a comunidade em geral. Ela é feita por meio de blitz educativas para falar sobre o descarte incorreto de resíduos na cidade. Infelizmente, estamos tendo casos de dengue, chikungunya e outros transtornos causados pelo acúmulo de lixo, como o entupimento de bueiros, que pode provocar alagamentos. A melhor forma de evitar esses problemas é jogar o lixo no local correto, colocar nas lixeiras e deixar ensacado para a coleta. Hoje, a ação foi aqui na Avenida Jader Barbalho, onde conversamos com os motoristas, entregamos materiais educativos e reforçamos as orientações”, explicou Silnara Bento, coordenadora de Educação Ambiental da Semma.
Ao todo, 12 ações serão realizadas em diferentes pontos da cidade. A primeira ocorreu na Orla, e as próximas contemplarão as avenidas Bom Jesus, Alacid Nunes, João Coelho e Cícero Maia, além da rodovia Ernesto Acioly, Anel Viário, Mercado Municipal, bairro Santa Benedita, rua Sete de Setembro e rua Artur Teixeira.
Fonte: Ascom/PMA





















