O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso auxilia no combate de um incêndio de grandes proporções, que já dura 12 dias em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, divisa entre os dois estados.
Conforme informações do G1 Pará, uma pousada da região precisou ter o funcionamento alterado. Hóspedes e funcionários foram evacuados por segurança. Já são mais de cinco mil hectares queimados, de acordo com análise técnica das imagens do satélite Sentinel-2.
Os bombeiros de Mato Grosso informam que a corporação foi acionada no final da tarde de sexta-feira (2). Imediatamente foi determinado o deslocamento de duas equipes que já se encontram na região para prestar apoio às equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que já atendiam a ocorrência.
As ações de combate são monitoradas via satélite pela Sala de Situação Descentralizada na 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Alta Floresta, que também orienta as equipes em campo.
Informações da Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação (Rede Pró UC) são de que o fogo teve início em uma área particular e fugiu do controle. O proprietário da área já foi autuado e multado por infrações ambientais outras vezes, de acordo com a Rede.
As chamas atingem área na região da Pousada São Benedito, localizada no Pará, próximo ao município de Paranaíta (MT).
Fonte: Repórter MT