Durante uma operação ambiental realizada na região sudoeste do Estado, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-Bio), apreenderam vinte e três tartarugas da Amazônia, na noite do último domingo (30), no município de Senador José Porfírio. Os quelônios nativos da Amazônia estão ameaçados de extinção e foram encontrados dentro de uma embarcação abandonada numa reserva de desenvolvimento sustentável.
A apreensão ocorreu durante uma patrulha fluvial na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, em Senador José Porfírio. Dentro da Unidade de Conservação, as equipes observaram uma embarcação, cujo condutor desviou da lancha de fiscalização e fugiu em direção a uma área de igapó. O homem abandonou a rabeta e nadou até a margem, em um local onde a lancha não conseguiu alcançá-lo.
Dentro da embarcação, os policiais militares encontraram as vinte e três tartarugas da Amazônia, vivas. Os animais haviam sido capturados provavelmente dentro da reserva. A ocorrência foi registrada, na manhã desta segunda-feira (1º), na Delegacia de Polícia Civil de Senador José Porfírio e as tartarugas serão devolvidas ao meio ambiente, às margens do Rio Xingu.
TEXTO ASCOM PM
Por: Taiane Figueiredo – SD PM
Foto: Divulgação / BPA