Neste sábado (14/09), Santarém torna-se ainda mais convidativa ao mundo. Milhares de pessoas do âmbito nacional e internacional são aguardadas nesta prévia da Festa do Çairé denominada “Busca dos Mastros” dos personagens do rito religioso do Juíz e da Juíza. Ato religioso nativo da Vila de Alter do Chão na Amazônia de translado ora terrestre, ora fluvial pelas águas do Rio Tapajós. Momentos preparativos da maior imersão cultural-religiosa e festiva no período de 19 a 23/09, a Festa do Çairé 2024 na Vila de Alter do Chão. O tema deste ano é “Ancestralidade Amazônica’.
Na Coordenação da Festa do Çairé 2024 estão: comunidade da Vila de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém, Ministério da Cultura e Ministério do Turismo. E junto ao evento estão os patrocinadores, parceiros e apoiadores.
Segundo a secretária municipal cultura, Elisângela Pinto, a busca dos mastros anuncia o reviver e propaga o histórico cultural e religioso dos comunitários da vila para os visitantes e turistas. “E como destacamos no tema da Festa do Çairé deste ano, [Ancestralidade Amazônica]. É convidar para vivermos e refletirmos diante da vasta programação as vivências tradicionais, tanto das belezas naturais, da cultura, da memória [muitos saberes], pesquisadores em diferentes áreas em busca de pesquisar sobre a Vila de Alter do Chão, e a resistência cultural e religiosa que encanta”, destacou.
Em meio ao farto café regional servido aos presentes, “nós teremos a rápida fala, seguido da assinatura do regulamento do XXIII Festival Folclórico dos Botos de Alter do Chão, Cor de Rosa e Tucuxi. Esse documento é a legalidade das etapas da disputa deles no dia 21 de setembro na Festa do Çairé, no espaço Lago dos Botos”, disse a titular da Cultura no município.
Nova área de busca dos Mastros motivada pela vazante do rio:
Segundo o coordenador do Çairé, Osmar Vieira, devido à baixa do rio Tapajós foi necessário fazer mudança do local das Busca dos Mastros. “A atual será a conhecida pelos nativos como Enseada das Mangueiras, no meio da Floresta Amazônica, margem do Rio Tapajós. Entre as pontas de Praia do Cururú e Tauá. É neste local que vamos chegar nas embarcações de médio e pequeno porte e encostar na praia. E que os presentes possam participar com segurança”, explicou.
Os mastros do Juiz e Juíza estão prontos para o translado desde o último sábado (07/09). E no momento do corte foram feitas a reposição de novas mudas de plantas nativas e no dia da Busca dos mastros mais espécies serão plantadas nessa área de Floresta.
Para o cortejo foram confirmadas as participações de catraieiros, que vão conduzir 100 catraias (transporte turístico fluvial de pequeno porte, no uso de remos) um dos meios para atravessar no período da cheia do rio da Orla de Alter do Chão para a Ilha do Amor e/ou passeios de curta distância.
A rota para a Busca dos Mastros: Às 07 horas, será o Café da Manhã no Barracão do Çairé (na Praça do Çairé), a intervenção de falas de autoridades/assinatura do regulamento do Festival Folclórico dos Botos./ Saída às 08 horas em procissão terrestre pelas vias Travessa Frei Cristovão e Rua Lauro Sodré até o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Os participantes adentram nas embarcações e seguem ao destino a Enseada das Mangueiras. Descem e entram na Floresta e realizam o plantio de mudas. Depois em meio a vegetação, participantes carregam nos ombros até a margem do rio Tapajós, os mastros do Juiz e da Juíza , logo são transportados nas catraias de volta ao CAT e seguida em procissão terrestre até a praia da Gurita, onde vão permanecer até a próxima quinta-feira (19/09), inicio da Festa do Çairé, e depois novas etapas com os mastros seguirão no Rito religioso até o último dia do evento, 23 de setembro.
Titular da Semc reúne com servidores da pasta Cultura:
Nesta quinta-feira (12/09), a secretária municipal de cultura Elisângela Pinto reuniu com o grupo de servidores da pasta da Cultura. O encontro foi para orientar sobre os pontos estratégicos de serviços a serem desenvolvidos antes, durante e depois da programação do evento do Çairé 2024.
Çairé 2024 é apresentado por: Ministério da Cultura, o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Santarem.
Com Patrocínio de: Equatorial Energia, Banpará, Governo do Estado do Pará, Devassa, Guaraná Tuchaua, Vivo, Termo de Cooperação Técnica MTur/Sesc/Senac e Fundação Cultural do Estado do Pará.
Com apoio de: O Boticário, Unama, Maná Produções, Assessoria Cultural, Borari Produções e Comunidade de Alter do Chão.
Incentivo Cultural: Lei Federal de Incentivo a Cultura- Lei Rouanet e Programa Estadual de Incentivo à Cultura- Semear.
Fonte: Portal Santarém