Search
Close this search box.

Caminhada pelas ruas de Altamira chama atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, uma caminhada pelas ruas de Altamira alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A caminhada contou com a participação de alunos, professores e representantes de movimentos sociais e teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a violência praticada contra crianças e adolescentes em Altamira, com ênfase na prevenção e no enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual.

De acordo com dados do Conselho Tutelar de Altamira, entre setembro e dezembro de 2023, o município contabiliza 29 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. No mesmo período, não foram registrados casos de exploração sexual.

Entenda a data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, da cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data foi instituída pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

A Voz do Xingu (com informações da Ascom/PMA)

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *