Cerca de 10 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, iniciou nesta terça-feira (1°) em 127 municípios do Pará, como informou a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
Essa etapa abrangerá todo o território paraense, com exceção do Arquipélago do Marajó e dos municípios de Faro e Terra Santa, na região oeste. A campanha será realizada até 30 de novembro, e serão vacinados animais com idade entre zero e dois anos, em aproximadamente 103 mil propriedades.
Segundo a Agência, o Pará tem cadastrado 25.393,591 milhões de cabeças de gado e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como “estado livre da febre aftosa com vacinação”. ]
A segunda etapa da campanha já faz parte do planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para retirada da vacinação do Pará.
“Até o momento a vacinação é a forma mais eficaz para que possamos ter a garantia da sanidade de nosso rebanho e, com essa garantia, o Pará nos elevou até o patamar de maior exportador de boi vivo. Assim, o empenho do produtor é um fator indispensável para que possamos manter esse status e com isso trazer maior valor agregado ao nosso rebanho”, destacou o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA), Joylson Bentes Canto.
Fonte: G1 Pará