A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) busca aumentar o estoque de sangue, que está baixo desde o início do ano de 2018. Começou neste mês de junho, o Movimento “Eu Dou Sangue” com ações da campanha Junho Vermelho em todo Brasil, com o objetivo deconscientizar a população sobre a importância da doação sangue.
A ação é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos ainda pelos impactos da greve dos caminhoneiros. Na última semana, a situação tornou-se ainda mais crítica, chegando a 100 bolsas de sangue em estoque, quando o ideal eram 350.
A Fundação Hemopa vai iniciar a campanha oficialmente no próximo sábado (9). O período é mais delicado por conta das comemoração de Copa do Mundo e Festa Junina, quando os doadores tendem a se afastar.
“Nós estamos intensificando os contatos com os parceiros da fundação em relação a doação. Recebemos grupos da Maçonaria e da Igreja Universal para dar folego para nosso estoque. Essa semana vamos receber o pessoal da Marinha. E pedimos que todos venham porque as pessoas estão sempre precisando de sangue”, explica o coordenador de hemoterapia do Hemopa, Carlos Vitor.