Candidatos a vagas da Universidade Federal do Pará (UFPA) pediram esclarecimentos a instituição sobre as notas de alguns cursos. De acordo com eles, suas notas eram superiores as mínimas divulgadas pelo processo seletivo. A UFPA explicou que o valor das notas médias e mínimas foram calculadas de forma indevida, mas a alteração já foi feita.
Alguns grupos de estudantes estiveram na universidade nesta semana para contestar a reprovação no processo seletivo 2019. Eles tinham notas superiores a mínima de corte divulgadas pela UFPA.
O reitor da univesrsidade, Emmanuel Tourinho, e o diretor do Ceps, Sanclayton Moreira receberam os candidatos na quarta-feira (30) para esclarecer o equívoco.
As notas mínimas informadas anteriormente para os candidatos não cotistas incluíam as notas de candidatos não cotistas que concorreram às vagas extras criadas pela instituição para pessoas com deficiência (PCDs), o que alterava o cálculo final.
Na nova lista, disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), os dados informados para os candidatos não cotistas excluem as notas dos aprovados nas vagas para PCDs, que foram informadas separadamente.