As cartilhas produzidas pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), passarão a integrar os materiais pedagógicos da disciplina de Educação Ambiental na rede pública estadual. A decisão, tomada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e validada pelo Instituto Iungo, permitirá que alunos e professores tenham acesso direto ao conteúdo por meio de links e QR Codes nos cadernos didáticos do segundo semestre deste ano.
A inclusão das cartilhas, entre elas, a do Projeto Ararajubas e as demais publicações da Coleção Infantojuvenil Pô-Pô-Pô, reflete a consonância dos materiais com a ementa da disciplina, abordando temas como sustentabilidade, biodiversidade e conservação da fauna amazônica. Com essa medida, a iniciativa do Ideflor-Bio será amplamente divulgada entre as cerca de mil escolas da rede estadual, alcançando estudantes de todas as regiões do Pará.
A equipe da Coordenação Pedagógica de Educação Ambiental da Seduc-PA destacou a qualidade e relevância do material disponibilizado pelo Ideflor-Bio, ressaltando sua abordagem regionalizada. Os conteúdos contemplam especificidades socioculturais e territoriais do estado, além de discutirem desafios ambientais concretos, como o risco de extinção das ararajubas na Região Metropolitana de Belém. A referência direta nos cadernos escolares fortalece as ações de conservação da biodiversidade promovidas pelos órgãos estaduais.
Avanço – Para a gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, a decisão representa um grande avanço na Educação Ambiental do estado. “As cartilhas foram descobertas pela equipe da Seduc, que se encantou com o material. O professor Mauro Márcio Tavares e a professora Taiana Ribeiro perceberam que as publicações se encaixam perfeitamente no componente curricular, abordando a biodiversidade da Amazônia e do Pará de forma específica e acessível. Agora, os alunos terão acesso direto a esse conhecimento e poderão compreender melhor a fauna e flora locais”, explicou.
A divulgação das cartilhas nos materiais didáticos será feita exclusivamente por meio de links e QR Codes, sem alterações no conteúdo original. Como as publicações são de domínio público, seu uso será livre e irrestrito, permitindo que professores e estudantes explorem os temas abordados sem custos adicionais. Além disso, a iniciativa reforça a importância da atualização contínua dos materiais disponíveis no site do Ideflor-Bio, garantindo que informações precisas e atualizadas cheguem às salas de aula.
Aprendizagem – O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, celebrou a inclusão dos materiais no ensino público. “Esse é um reconhecimento do esforço do Ideflor-Bio na conservação da biodiversidade e na promoção da Educação Ambiental. Queremos que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza natural do Pará, e essa parceria com a Seduc possibilita exatamente isso: levar conhecimento acessível e qualificado para os alunos da rede pública”, afirmou.
Além do acesso às cartilhas, as escolas estaduais também terão a oportunidade de visitar o Projeto Ararajubas, promovendo uma experiência prática de Educação Ambiental. A expectativa é que, a partir de março, professores e estudantes interessados possam conhecer de perto o trabalho de reintrodução e monitoramento das ararajubas, reforçando o aprendizado e estimulando a conscientização sobre a preservação da fauna amazônica.