O cartório eleitoral de Altamira já atendeu cerca de 70% dos eleitores, porém ainda falta muita gente. Segundo os dados do órgão, mais de 20 mil eleitores não fizeram o cadastro biométrico.
O agricultor, Moesio Cruz, decidiu ir cedo para evitar as filas e transtornos. Para não ter problemas e a população enfrentar filas quilométricas, a coordenação do fórum eleitoral decidiu abrir expediente no próximo sábado (06-04) às oito horas da manhã até às duas horas da tarde. “Vamos abrir excepcionalmente neste sábado para atender esses eleitores”, explicou Ricardo Patrício, chefe do cartório eleitoral.
As escolas dos bairros que mais possuem eleitores que não fizeram o procedimento obrigatório são:
- Boa Esperança com 1.594
- Brasília com 1.699
- Independente I com 1.035
- Castelo de Sonhos com 1.759
Somente no centro da cidade, mais de oito mil pessoas ainda não fizeram o cadastro.
O chefe do cartório eleitoral explica que qualquer procedimento que a população precisar fazer será gratuito. O juiz eleitoral autorizou que até as multas fossem liberadas para que esses serviços sejam realizados.
Recadastramento
Para o recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição. São coletadas as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER) ressalta que quem não realizar o recadastramento biométrico terá o seu título de eleitor cancelado. O que pode acarretar em vários problemas, como, por exemplo, não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade.
Para atualizar o cadastro basta comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.
Com informações site Confirma Notícia