Casa de Memória do Xingu passa a integrar patrimônio de Altamira e impulsiona o turismo na região

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A Prefeitura de Altamira assumiu oficialmente, na manhã desta sexta-feira (19.dez.2025), a Casa de Memória do Xingu, espaço dedicado à preservação e valorização do patrimônio cultural do Médio Xingu. Localizada na orla da cidade, no sudoeste do Pará, a estrutura foi construída pela Norte Energia como parte das condicionantes do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte e agora passa a integrar o patrimônio do município.

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares

NotíciasRelacionadas

Com a doação, a gestão municipal passa a ser responsável pela operação e manutenção do espaço. A Casa de Memória do Xingu foi planejada para concentrar atividades administrativas, culturais e artísticas, reunindo áreas voltadas à gestão do turismo, à pesquisa, à preservação do acervo histórico e à promoção de ações culturais.

O local também abriga a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que conta com recepção, salas administrativas, sala de reuniões, área de segurança, setor de tecnologia da informação, além de copa, despensa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Foto: Wilson Soares

Durante a cerimônia, a vice-prefeita de Altamira, Thais Nascimento, que representou o prefeito Loredan Mello — que cumpre agenda oficial no distrito de Castelo de Sonhos, ao lado do governador Helder Barbalho — destacou a importância do espaço para o município. Segundo ela, a Casa de Memória será fundamental para o resgate e o fortalecimento da história, da cultura e da identidade do povo do Xingu.

“Para o município de Altamira, é um grande avanço, porque hoje estamos recebendo a nossa Casa de Memória, um lugar onde vamos trabalhar as memórias do nosso povo do Xingu, a história da nossa região e a cultura do povo altamirense. Para nós, é motivo de muita satisfação vivenciar esse momento, que irá ajudar a alavancar ainda mais o turismo”, afirmou.

Criada com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma imersão nas tradições culturais da região, a Casa de Memória do Xingu possui área total de 8.587 metros quadrados. O complexo conta com espaço museológico, duas salas multiuso, um teatro com capacidade para 150 pessoas, arena para apresentações culturais, área administrativa e dois fornos.

Para a Norte Energia, a entrega do complexo representa um legado duradouro para a população. De acordo com o superintendente socioambiental da empresa, Bruno Bahiana, o espaço simboliza o compromisso com a preservação da história e das identidades do Médio Xingu, além de ampliar o acesso da comunidade à cultura e à educação.

Foto: Wilson Soares

“A Casa de Memória do Xingu materializa o compromisso da Norte Energia com a preservação da história, da cultura e das identidades do Médio Xingu. A entrega desse espaço revitalizado, totalmente mobiliado e equipado à Prefeitura de Altamira reforça nosso entendimento de que as ações do licenciamento de Belo Monte devem gerar benefícios permanentes para a população. É um legado construído de forma participativa, que valoriza a memória regional e amplia o acesso da comunidade à cultura e à educação”, destacou Bruno Bahiana.

A cerimônia de entrega do espaço contou ainda com a presença de representantes da Norte Energia, secretários municipais, vereadores, servidores públicos municipais, jornalistas ligados à Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo (Abrejat/PA), lideranças locais, entidades da sociedade civil e do deputado federal e ex-ministro do Turismo, Celso Sabino.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página