A nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA, foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 14, um dia após a reunião com o presidente Lula (PT) onde o então deputado federal, aceitou o convite do presidente para assumir o Ministério do Turismo. Ele assume a pasta que antes era comandada por Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).
O presidente Lula exonerou Daniela Carneiro do cargo de ministra do Turismo. A Informação foi confirmada na publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), onde também consta a oficialização do deputado paraense Celso Sabino para o comando da pasta.
A nomeação de Sabino para o Turismo era aguardada desde o mês passado, quando o União Brasil pressionou para a mudança.
Atritos
Segundo o Metrópoles, a mudança no ministério se deu pelo fato de Daniela representar a cota pessoal de Lula e não agradava o partido. A desfiliação de Daniela do partido após desentendimento com dirigentes da sigla, também contribuiu para a troca.
Base no Congresso
Com a troca na pasta do Turismo, o presidente Lula espera ampliar sua base parlamentar no Congresso Nacional.
Ministérios
O União Brasil possui três ministérios: Turismo, Integração Regional e Comunicações. Até o momento, só o ministério do Turismo passou por troca de comando.
Quem é Sabino
Natural de Belém, capital paraense, Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em seu perfil, ele informa ser cristão, casado e pai.
Celso Sabino conquistou o seu primeiro cargo público em 2011, quando foi eleito deputado estadual em Belém, capital do Pará, pelo antigo PR (Partido da República). No ano seguinte, ele atuou como secretário estadual na Seter (Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda).
Como deputado federal, Celso apresentou três projetos sobre turismo. Os dois mais recentes foram protocolados em maio deste ano.