O Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – Ceaps/Projeto Saúde e Alegria, lançou Termo de Referência para contratação de serviços de pessoa jurídica especializada para o fortalecimento da cadeia de valor do manejo das abelhas nativas sem ferrão, na região oeste do Pará, na Amazônia oriental.
As ações serão realizadas no âmbito do projeto Floresta Ativa, coordenado pelo Ceaps em parceria com as comunidades ribeirinhas e organizações parceiras.
A consultoria terá como objetivos:
- Elaborar uma proposta de regulamento técnico de identidade e qualidade do mel de abelhas sem ferrão para regularização agro sanitária da meliponicultura em Santarém e/ou no estado do Pará.
- Testar métodos de beneficiamentos dos produtos das abelhas.
- Desenhar um sistema produtivo para os derivados das abelhas nativas.
- Contribuir com orientações técnicas para a construção de uma agroindústria de beneficiamento dos produtos e subprodutos das abelhas nativas sem ferrão.
O contrato terá duração de 24 meses. Os candidatos deverão comprovar experiência plurianual de assessoria ou consultoria em projetos de desenvolvimento local sustentável, relacionados a cadeia de valor da do manejo das abelhas nativas sem ferrão, envolvendo comunidades tradicionais, com expertise em relação as práticas de manejo, técnica de processamento e conservação e regularização agro sanitárias dos produtos e subprodutos, implantação de unidade de processamento.
Fonte: G1 Santarém