Search
Close this search box.

Centro de Eventos é revitalizado e entregue à população de Altamira

O espaço também recebeu o nome do empresário Vilmar Soares que faleceu há 6 anos

Centro de Eventos Vilmar Soares - em Altamira, no Pará - Foto: Wilson Soares
Centro de Eventos Vilmar Soares - em Altamira, no Pará - Foto: Wilson Soares
Continua após a publicidade

A Prefeitura de Altamira entregou oficialmente à população na manhã deste sábado, 10, o prédio do Centro de Eventos que passou por reformas. O espaço público fica na Avenida Perimetral e possui uma área total de mais de 10.600,00m², dos quais aproximadamente 3.500,00 m² são cobertos. A estrutura passou por uma revitalização geral, sendo inclusive ampliada com novas salas e paisagismo externo. O novo espaço também ganhou um nome. A partir de agora passará a ser chamado de Centro de Eventos Vilmar Soares, em homenagem póstuma a Vilmar José Soares, empresário altamirense que faleceu em 10 de junho de 2017, vítima de complicações de saúde.

Prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, discusando / Foto: Wilson Soares

“Vilmar era um sonhador e um grande defensor da região do Xingu, da Transamazônica e de Altamira. Ele representa todos esses imigrantes que vieram se juntar ao nativo desde abertura da Transamazônica, para ajudar a desenvolver nosso município. Entregar esse centro de eventos reformado, ampliado e com o nome do Vilmar é uma forma de agradecer a todos que contribuem com Altamira e dizer para população que esse aqui é um espaço para grandes eventos e discussões. A gente fica feliz por essa homenagem. Agradeço a Deus pela população nos ter dado a oportunidade de ser prefeito porque só assim conseguimos fazer justiça a esse grande altamirense que foi o Vilmar Soares”, disse o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

Homenagem entregue a filha de Vilmar Soares / Foto: Wilson Soares

A cerimônia de reinauguração da obra, que custou um investimento de R$ 1.750.532,36 com duração de quatro meses, foi marcada por muitas emoções. Gabriela Soares, filha mais nova de Vilmar Soares, veio com o marido e o filho de outro estado prestigiar o momento que eternizou o nome do pai e reconheceu sua contribuição para a história de Altamira. 

Gabriela Soares – filha de Vilmar Soares / Foto: Wilson Soares

“É com muita alegria que eu volto à Altamira hoje para ver essa homenagem ao meu pai que amava essa cidade”, disse a filha do homenageado, que por várias vezes se emocionou durante o evento.

Edina Loraschi, atual presidente da Associação, Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira – ACIAPA era amiga de Vilmar.  Por muitos anos desenvolveram juntos várias ações em prol da classe empresarial. Ela também participou do evento e ficou emocionada ao lembrar com saudade do amigo. 

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“É uma homenagem que veio colocar o nome do Vilmar em evidência. Ele foi um homem de visão futura para nossa região e sempre brigou por grandes empreendimentos, pelo bem-estar do povo de Altamira, Transamazônica e Xingu. É uma satisfação ver o nome dele no Centro de Eventos onde vão acontecer muitas ações que engrandecem o nosso município e a região” afirmou Edina Loraschi, presidente da ACIAPA.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

A cerimônia contou ainda com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes da Maçonaria, Lions Clube, 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51º BIS, da empresa Norte Energia, além de empresários e representantes da sociedade em geral.

História do Homenageado

Foto arquivo: Vilmar José Soares

Vilmar José Soares, nascido em Córrego do Ouro, Goiás, em 13 de julho de 1962, veio para Altamira na década de 1980 onde começou a trabalhar com seu tio na Livraria Soares. Aqui ele construiu sua família e iniciou o próprio negócio, a Gráfica Visão. O empresário teve uma participação ativa na comunidade. Foi presidente do LEO (hoje conhecido como Lions Clube) e presidente da Maçonaria. Ele também assumiu a presidência da Associação Comercial – ACIAPA de 1999 a 2002, contribuindo para a construção da sede da entidade.

Vilmar também foi um dos maiores defensores do desenvolvimento econômico da região do Xingu. Entre as pautas que ele defendeu está a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – PDRS Xingu, cuja finalidade é implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mais de 600 mil pessoas que vivem na área de influência da Usina Belo Monte.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *