A Prefeitura de Altamira entregou oficialmente à população na manhã deste sábado, 10, o prédio do Centro de Eventos que passou por reformas. O espaço público fica na Avenida Perimetral e possui uma área total de mais de 10.600,00m², dos quais aproximadamente 3.500,00 m² são cobertos. A estrutura passou por uma revitalização geral, sendo inclusive ampliada com novas salas e paisagismo externo. O novo espaço também ganhou um nome. A partir de agora passará a ser chamado de Centro de Eventos Vilmar Soares, em homenagem póstuma a Vilmar José Soares, empresário altamirense que faleceu em 10 de junho de 2017, vítima de complicações de saúde.
“Vilmar era um sonhador e um grande defensor da região do Xingu, da Transamazônica e de Altamira. Ele representa todos esses imigrantes que vieram se juntar ao nativo desde abertura da Transamazônica, para ajudar a desenvolver nosso município. Entregar esse centro de eventos reformado, ampliado e com o nome do Vilmar é uma forma de agradecer a todos que contribuem com Altamira e dizer para população que esse aqui é um espaço para grandes eventos e discussões. A gente fica feliz por essa homenagem. Agradeço a Deus pela população nos ter dado a oportunidade de ser prefeito porque só assim conseguimos fazer justiça a esse grande altamirense que foi o Vilmar Soares”, disse o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.
A cerimônia de reinauguração da obra, que custou um investimento de R$ 1.750.532,36 com duração de quatro meses, foi marcada por muitas emoções. Gabriela Soares, filha mais nova de Vilmar Soares, veio com o marido e o filho de outro estado prestigiar o momento que eternizou o nome do pai e reconheceu sua contribuição para a história de Altamira.
“É com muita alegria que eu volto à Altamira hoje para ver essa homenagem ao meu pai que amava essa cidade”, disse a filha do homenageado, que por várias vezes se emocionou durante o evento.
Edina Loraschi, atual presidente da Associação, Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira – ACIAPA era amiga de Vilmar. Por muitos anos desenvolveram juntos várias ações em prol da classe empresarial. Ela também participou do evento e ficou emocionada ao lembrar com saudade do amigo.
“É uma homenagem que veio colocar o nome do Vilmar em evidência. Ele foi um homem de visão futura para nossa região e sempre brigou por grandes empreendimentos, pelo bem-estar do povo de Altamira, Transamazônica e Xingu. É uma satisfação ver o nome dele no Centro de Eventos onde vão acontecer muitas ações que engrandecem o nosso município e a região” afirmou Edina Loraschi, presidente da ACIAPA.
A cerimônia contou ainda com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes da Maçonaria, Lions Clube, 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51º BIS, da empresa Norte Energia, além de empresários e representantes da sociedade em geral.
História do Homenageado
Vilmar José Soares, nascido em Córrego do Ouro, Goiás, em 13 de julho de 1962, veio para Altamira na década de 1980 onde começou a trabalhar com seu tio na Livraria Soares. Aqui ele construiu sua família e iniciou o próprio negócio, a Gráfica Visão. O empresário teve uma participação ativa na comunidade. Foi presidente do LEO (hoje conhecido como Lions Clube) e presidente da Maçonaria. Ele também assumiu a presidência da Associação Comercial – ACIAPA de 1999 a 2002, contribuindo para a construção da sede da entidade.
Vilmar também foi um dos maiores defensores do desenvolvimento econômico da região do Xingu. Entre as pautas que ele defendeu está a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – PDRS Xingu, cuja finalidade é implementar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mais de 600 mil pessoas que vivem na área de influência da Usina Belo Monte.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu