Menu

Cerca de 50 cidades do PA estão em risco de surto de doenças causadas pelo Aedes aegypti

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue — Foto: CDC
O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue — Foto: CDC
Continua após a publicidade

Cerca de 50 cidades no estado do Pará estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (12). Os dados foram obtidos por meio do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Segundo o estudo, 36 cidades, incuindo Belém, estão em alerta e outras 11 em risco de surto das doenças.

Após o Resultado do levantamento, o presidente Michel Temer, juntamente com o ministro da saúde Gilberto Occhi, anunciou a entrega de mil caminhonetes à municípios mais afetados pelas doenças, para compor uma força tarefa de combate ao mosquito. De acordo com o Ministério, o Governo Federal desembolsou mais de R$ 100 milhões na aquisição dos veículos.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 96% dos municípios do país realizam algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças. Desses municípios, mais de cinco mil utilizam o LIRAa. Além de Belém, outras quatro capitais do país também estão em estado de alerta pelas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.