Empresários de Altamira e região que trabalham com gastronomia, hotelaria e confeitaria participaram nesta quinta-feira, 25, de uma reunião organizada pela prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR, para conhecerem a programação e contribuírem com a realização do Chocolat Xingu 2023, que acontecerá de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos da cidade.
Em Altamira, o evento acontece pelo segundo ano consecutivo, realizado em parceria da prefeitura de Altamira com o Governo do Estado.
Durante a reunião, ocorrida no auditório da Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte, os empreendedores conheceram o projeto do II Circuito Gastronômico, que está sendo organizado pela SEMTUR. De acordo com o coordenador da secretaria, o circuito tem como objetivo dar suporte a esses empreendedores para que eles possam oferecer aos visitantes produtos diferenciados, feitos a partir do fruto do cacau, criando assim, uma identidade gastronômica regional.
“O II Circuito Gastronômico vai ser um evento para que restaurantes, hotéis e confeitarias possam apresentar pratos, drink’s e bebidas que utilizam o cacau como produto principal. Pode ser o cacau com chocolate, pode ser o nibs, pode ser o mel de cacau, a geleia, tudo que venha da produção cacaueira, em grandes pratos que possam ser comercializados dentro do circuito, que acontecerá durante o Festival”, adiantou Wyllyan Lacerda, coordenador de turismo do município.
O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, e a primeira dama, Apoliane Gomes, participaram da reunião. De acordo com o gestor, que é um dos idealizadores do Festival do Chocolate em Altamira, o evento tem como principal objetivo movimentar a economia da cidade e em toda a região Xingu.
“A expectativa é que a gente consiga, nesses 4 dias do festival, movimentar a economia, o comércio de Altamira e região. Esse movimento vai refletir nos bares, restaurantes, nos hotéis, no trabalho dos taxistas e mototaxistas, ou seja, a gente vai conseguir gerar emprego e renda para o nosso município. Além disso, vamos apresentar para os visitantes que virão de outras cidades do Brasil e de fora do país, os nossos melhores produtos, o nosso diferencial, o melhor cacau da Transamazônica, o melhor chocolate que é produzido aqui, para que assim possamos criar um roteiro turístico, onde as pessoas se acostumem a ver Altamira, a Transamazônica e o Xingu como importantes no Pará, na Amazônia e no Brasil”, afirmou o prefeito Claudomiro Gomes.
A chocolatier Sara Brum, mora em Medicilândia, cidade que fica a 90 km de Altamira. Ela foi uma das participantes da reunião e também teve a oportunidade de expor seus produtos na primeira edição do festival que aconteceu ano passado. Ela contou como a experiência transformou seu negócio. Segundo a chocolatier, ela trabalhava vendendo seus produtos somente nos pontos comerciais. Depois do festival, a empreendedora teve de abrir uma loja em Altamira, para conseguir atender a demanda de clientes.
“O festival do ano passado já superou todas as nossas expectativas. Tivemos ótimos resultados em relação à aceitação do nosso produto. Vemos o segundo festival com novas perspectivas. Com certeza será a chance de alavancar ainda mais a economia da nossa região”, disse a chocolatier.
Quem tiver interesse em participar do Circuito Gastronômico deve se inscrever preenchendo um formulário que será lançado pela Secretaria de Turismo de Altamira.
“Hoje foi um convite para que esses empreendedores possam fazer uma adesão ao circuito. A gente vai lançar agora um formulário on-line para inscrever o prato que cada um vai preparar. Depois, vamos fazer uma visita a esses estabelecimentos para tirar fotos, fazer vídeos de divulgação e trazer esse circuito pra dentro da temática do cacau”, explicou Wyllyan.
O Chocolat Festival é realizado desde 2009 em várias capitais brasileiras. É considerado o maior evento de chocolate da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final destinado ao consumidor.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu