Search
Close this search box.

Chocolatier da região Transamazônica prepara produção para vender no Chocolat Xingu 2023

Os municípios de Medicilândia e de Altamira, situados na região da Transamazônica, estão entre os sete maiores produtores de cacau do Pará

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Dona Verônica Preuss e seu José Renato são catarinenses, mas desde o ano 2000, se mudaram para o município de Brasil Novo, na Transamazônica, mais precisamente no travessão da 20 norte, adentrando cerca de 6 km, onde o casal começou a plantar cacau.

Em 2015, Verônica resolveu deixar a profissão de professora na cidade de Brasil Novo para se dedicar mais à produção de cacau em sua propriedade. Em 2019, ela iniciou na profissão de chocolatier.

A partir de então, o casal passou a separar cerca 10% da produção de cacau e transformar as amêndoas em barras de chocolate. Hoje ela fabrica sete tipos diferentes de chocolates artesanais de sabor refinado.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Em 2021, a produtora Verônica Preuss foi mais longe e lançou no mercado regional a marca “Kakao Blumenn”, que a cada dia vem ganhando o paladar de novos clientes. Essa semana, o casal de cacauicultores que planta, colhe, fermenta e transforma parte das amêndoas em chocolate fino recebeu a visita de uma equipe de técnicos formada por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, de Brasília, da diretoria nacional da Ceplac, da Embrapa e da Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

A visita das autoridades à propriedade não foi por acaso. É o local onde está uma das melhores amêndoas de cacau do Brasil, título esse que Verônica trouxe para a Transamazônica, em 2021, após participar de um Concurso Nacional. A empreendedora também é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Produtora Rural, em segundo lugar no ranking nacional.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Os mais diferentes sabores de chocolate criados pela chocolatier já não consegue atender a demanda de mercado. Toda a produção é comercializada. Verônica nos conta que desde 2020 tem procurado estudar mais sobre o chocolate.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

“Nesse universo de chocolates, trabalhamos embalagem, design e receitas. O esforço valeu a pena e hoje temos um produto delicioso, saudável e sustentável”, comemora.

A Verônica comercializou sua marca de produtos no 1º Festival do Chocolate e Cacau, que aconteceu em Altamira, no ano passado. Segundo ela, a expectativa de vendas para o 2º Festival Internacional que inicia nesta quinta-feira, 15 de junho, está ainda maior.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“A Transamazônica tem o melhor chocolate do mundo.  Então venham conhecer e degustar esses sabores”, convidou a chocolatier.

De acordo com o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que é um dos idealizadores do Festival do Chocolate em Altamira, o evento tem como principal objetivo movimentar a economia da cidade e em toda a região Xingu.

“A expectativa é que a gente consiga, nesses 4 dias do festival, movimentar a economia, o comércio de Altamira e região. Esse movimento vai refletir nos bares, restaurantes, nos hotéis, no trabalho dos taxistas e mototaxistas, ou seja, a gente vai conseguir gerar emprego e renda para o nosso município. Além disso, vamos apresentar para os visitantes que virão de outras cidades do Brasil e de fora do país, os nossos melhores produtos, o nosso diferencial, o melhor cacau da Transamazônica, o melhor chocolate que é produzido aqui, para que assim possamos criar um roteiro turístico, onde as pessoas se acostumem a ver Altamira, a Transamazônica e o Xingu como importantes no Pará, na Amazônia e no Brasil”, afirmou o prefeito Claudomiro Gomes.

SOBRE O FESTIVAL

O 2º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica – Chocolat Xingu 2023 –  será realizado até domingo, 18, no Centro de Eventos, que fica no Anel Viário. A programação reunirá representantes de todos os municípios localizados na área de influência da Transamazônica –  BR 230.

O evento organizado pela Prefeitura de Altamira em parceria com o Governo do Estado irá trazer grandes nomes de chefs de cozinha e chocolatiers, exposição de equipamentos agrícolas, palestras, cursos, workshop, atividades para as crianças, além de experiências sensoriais e espaços de alimentação para toda a família.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. VERA RIBEIRO DOTTO says:

    QUE MARAVILHA Q ESRÁ ACONTECENDO AÍ NO PARÁ…. ALTAMIRA.. !!! BRASILLLLLLLL…. !!! E EM MEIO A TANTAS NOTÍCIAS NEGATIVAS DA POLITICA NO BRASIL… UM GOVERNO Q AÍ ESTÁ.. UMA JUSTIÇA Q AGE AUTORITARIAMENTE….ENFIM UM DESMANDO SEM CONTROLE NESSE TRISTE BRASIL… ESSA NOTICIA SIBRE O CACAU EM ALTAMIRA…PARÁ… NOS FAZ FICAR MAIS CONFORMADOS…OK ? PARABÉNS.. !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *