Dona Verônica Preuss e seu José Renato são catarinenses, mas desde o ano 2000, se mudaram para o município de Brasil Novo, na Transamazônica, mais precisamente no travessão da 20 norte, adentrando cerca de 6 km, onde o casal começou a plantar cacau.
Em 2015, Verônica resolveu deixar a profissão de professora na cidade de Brasil Novo para se dedicar mais à produção de cacau em sua propriedade. Em 2019, ela iniciou na profissão de chocolatier.
A partir de então, o casal passou a separar cerca 10% da produção de cacau e transformar as amêndoas em barras de chocolate. Hoje ela fabrica sete tipos diferentes de chocolates artesanais de sabor refinado.
Em 2021, a produtora Verônica Preuss foi mais longe e lançou no mercado regional a marca “Kakao Blumenn”, que a cada dia vem ganhando o paladar de novos clientes. Essa semana, o casal de cacauicultores que planta, colhe, fermenta e transforma parte das amêndoas em chocolate fino recebeu a visita de uma equipe de técnicos formada por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, de Brasília, da diretoria nacional da Ceplac, da Embrapa e da Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM.
A visita das autoridades à propriedade não foi por acaso. É o local onde está uma das melhores amêndoas de cacau do Brasil, título esse que Verônica trouxe para a Transamazônica, em 2021, após participar de um Concurso Nacional. A empreendedora também é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Produtora Rural, em segundo lugar no ranking nacional.
Os mais diferentes sabores de chocolate criados pela chocolatier já não consegue atender a demanda de mercado. Toda a produção é comercializada. Verônica nos conta que desde 2020 tem procurado estudar mais sobre o chocolate.
“Nesse universo de chocolates, trabalhamos embalagem, design e receitas. O esforço valeu a pena e hoje temos um produto delicioso, saudável e sustentável”, comemora.
A Verônica comercializou sua marca de produtos no 1º Festival do Chocolate e Cacau, que aconteceu em Altamira, no ano passado. Segundo ela, a expectativa de vendas para o 2º Festival Internacional que inicia nesta quinta-feira, 15 de junho, está ainda maior.
“A Transamazônica tem o melhor chocolate do mundo. Então venham conhecer e degustar esses sabores”, convidou a chocolatier.
De acordo com o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que é um dos idealizadores do Festival do Chocolate em Altamira, o evento tem como principal objetivo movimentar a economia da cidade e em toda a região Xingu.
“A expectativa é que a gente consiga, nesses 4 dias do festival, movimentar a economia, o comércio de Altamira e região. Esse movimento vai refletir nos bares, restaurantes, nos hotéis, no trabalho dos taxistas e mototaxistas, ou seja, a gente vai conseguir gerar emprego e renda para o nosso município. Além disso, vamos apresentar para os visitantes que virão de outras cidades do Brasil e de fora do país, os nossos melhores produtos, o nosso diferencial, o melhor cacau da Transamazônica, o melhor chocolate que é produzido aqui, para que assim possamos criar um roteiro turístico, onde as pessoas se acostumem a ver Altamira, a Transamazônica e o Xingu como importantes no Pará, na Amazônia e no Brasil”, afirmou o prefeito Claudomiro Gomes.
SOBRE O FESTIVAL
O 2º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica – Chocolat Xingu 2023 – será realizado até domingo, 18, no Centro de Eventos, que fica no Anel Viário. A programação reunirá representantes de todos os municípios localizados na área de influência da Transamazônica – BR 230.
O evento organizado pela Prefeitura de Altamira em parceria com o Governo do Estado irá trazer grandes nomes de chefs de cozinha e chocolatiers, exposição de equipamentos agrícolas, palestras, cursos, workshop, atividades para as crianças, além de experiências sensoriais e espaços de alimentação para toda a família.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Comments 1
QUE MARAVILHA Q ESRÁ ACONTECENDO AÍ NO PARÁ…. ALTAMIRA.. !!! BRASILLLLLLLL…. !!! E EM MEIO A TANTAS NOTÍCIAS NEGATIVAS DA POLITICA NO BRASIL… UM GOVERNO Q AÍ ESTÁ.. UMA JUSTIÇA Q AGE AUTORITARIAMENTE….ENFIM UM DESMANDO SEM CONTROLE NESSE TRISTE BRASIL… ESSA NOTICIA SIBRE O CACAU EM ALTAMIRA…PARÁ… NOS FAZ FICAR MAIS CONFORMADOS…OK ? PARABÉNS.. !