As fortes chuvas que atingiram Altamira, na região sudoeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (8 jan. 2025), provocaram inundações em várias ruas e avenidas da cidade. Em bairros como o Independente I, o nível da água chegou a quase um metro de altura, e alguns veículos estacionados nas vias públicas ficaram parcialmente submersos pela água barrenta.
Foto: Reprodução das Redes Sociais
Além do Independente I, também foram registrados alagamentos nos bairros Sudam I, Sudam II e em diversos pontos do centro da cidade. Em áreas mais baixas, a correnteza invadiu algumas residências.
Altamira enfrenta sérios problemas com a infraestrutura de esgoto, o que agrava a situação de alagamentos sempre que ocorrem chuvas fortes.
Em busca de uma solução emergencial, o presidente da Câmara de Altamira, vereador Diogo Andrade, protocolou um ofício na manhã de hoje (8/1) solicitando ao secretário de Obras e Infraestrutura, além do prefeito, um plano para mitigar os impactos causados pelas enchentes. Em entrevista, o presidente também afirmou que buscará apoio emergencial junto ao Governo do Estado para amenizar os estragos tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
Com a estiagem no período da tarde, os pontos críticos de alagamento voltaram à normalidade. Até o momento, não há registros de famílias desabrigadas em Altamira.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de mais chuvas intensas nos próximos dias na região, com acumulados que podem ultrapassar 80 mm em pontos isolados.
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE ALTAMIRA
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Altamira informou que a Secretaria de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi) já mobilizou uma equipe especializada para realizar, de forma emergencial, a limpeza de todos os bueiros da cidade.
A medida tem como objetivo principal minimizar os transtornos e prevenir os impactos causados pelas chuvas, garantindo maior segurança e bem-estar para a população.
O governo “Renovação, União e Trabalho” segue monitorando todos os pontos de alagamento em Altamira e buscando soluções eficazes para que esse problema, crônico em nossa cidade, seja resolvido de forma definitiva.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu