Com pouco mais de 36 mil habitantes, Almeirim, na região do Baixo Amazonas, tem acompanhado um dos maiores investimentos em infraestrutura já registrados no município nos últimos anos. Trata-se da reestruturação e ampliação da rede de energia que abastece a cidade e sua área distrital, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.

Foto: Equatorial Pará / Divulgação
NotíciasRelacionadas
Com três frentes de obras, a Equatorial Pará já interligou 732 imóveis e continua atuando para conectar outros 740, que passarão a contar com energia elétrica de qualidade. As ações já beneficiaram diretamente mais de 2.100 pessoas e, até o final do ano, esse número deve ultrapassar 2.200.
“Temos três polos de atuação em Almeirim trabalhando na extensão da rede, enquanto as ações do Programa Luz Para Todos seguem conectando famílias fora da área urbana. Uma das equipes atua subindo o rio Paraú, enquanto outra trabalha na estruturação da rede, descendo o Paraú nas imediações do Recreio. Essa logística foi planejada para garantir a continuidade dos trabalhos mesmo durante o inverno amazônico”, explica Jhonatta Primo, Executivo de Obras da Equatorial Pará.
Desde 2023, a Equatorial tem investido na melhoria da rede de distribuição de energia em Almeirim, tanto na modernização da estrutura existente quanto na expansão do atendimento com a conexão de novos imóveis. “Sabemos que as cidades crescem naturalmente. Por isso, seguimos investindo em tecnologia e infraestrutura para que os clientes que já são atendidos mantenham a qualidade no fornecimento, ao mesmo tempo em que novos consumidores possam ingressar na rede com os mesmos padrões de serviço”, reforça Jhonatta.
As obras em Almeirim seguem até o final de 2025, quando a nova rede estará instalada em uma área de aproximadamente 785,84 km² — o equivalente a cerca de 110 mil campos de futebol. “A complexidade dessa obra envolve diversas etapas: equipes em solo abrem caminho com a abertura de faixa, depois entram os profissionais responsáveis pela instalação dos postes e cabos de energia. E isso é apenas parte do processo, que também inclui o reforço ou a construção de subestações”, destaca Marcelo Guedes, Gerente de Expansão e Manutenção da Equatorial Pará.
Os investimentos da empresa beneficiarão diretamente os municípios de Senador José Porfírio, Porto de Moz, Almeirim e Gurupá, além do distrito de Monte Dourado. Enquanto os trabalhos seguem no trecho entre Almeirim e Monte Dourado, uma nova obra está prestes a começar. Duas torres de transmissão estão sendo construídas nas margens do rio Paraú, permitindo a energização completa das duas regiões.
“Sem sombra de dúvidas, esse é um dos maiores investimentos já realizados pela empresa nessa região. Almeirim e Monte Dourado estão recebendo atenção especial — tudo com um único objetivo: levar energia de qualidade ao povo paraense, em todos os cantos do nosso estado”, conclui Marcelo.
Expansão do Programa Luz Para Todos
De acordo com a gerência de Expansão e Manutenção da Equatorial Pará, em 2022, as comunidades do Ramal do 30 e do Tuchaua, entre Almeirim e Monte Dourado, receberam investimentos do Programa Luz Para Todos. Com o crescimento populacional na região, em 2025, o programa irá conectar novos clientes, permitindo que ambas as localidades sejam 100% energizadas.
Em parceria com o Governo Federal, a Equatorial Pará segue executando ligações elétricas por meio do Luz Para Todos. A previsão é que, em 2025, sejam realizadas 43.035 ligações em todo o estado, beneficiando mais de 172 mil pessoas. O programa prioriza comunidades rurais e remotas que nunca tiveram acesso ao serviço de energia elétrica.






















