Cinco policiais militares são presos acusados de chacina na divisa do Amapá com o Pará

Informação foi repassada nesta terça-feira (12/8), pela Delegacia Geral de Polícia Civil do Amapá. Os agentes são acusados de participação na morte de 8 garimpeiros que negociavam terras em área de garimpo ilegal na região.

Policiais são presos acusados de envolvimento em chacina na Amazônia — Foto: Rafael Aleixo/g1
Policiais são presos acusados de envolvimento em chacina na Amazônia — Foto: Rafael Aleixo/g1
Continua após a publicidade

A Polícia Civil do Amapá prendeu cinco policiais militares e um guarda civil municipal por suspeita de envolvimento na morte de 8 garimpeiros na divisa do Amapá com o Pará. A informação foi repassada nesta terça-feira (12 de agosto de 2025), durante entrevista coletiva em Macapá.

Os mandados de busca e apreensão e as prisões foram realizadas em Macapá e Laranjal do Jari.

NotíciasRelacionadas

Sobre o caso

Um sobrevivente foi localizado pela polícia. (Reprodução)

Um grupo de nove garimpeiros foi atacado enquanto negociava terras em área de garimpo ilegal na divisa com o Pará. Oito morreram e um foi resgatado com vida. A polícia acredita que eles foram confundidos com assaltantes que atuaram na região dias antes.

As informações preliminares apontam que um grupo de assaltantes estava agindo na região para roubar ouro, o que teria provocado a reação dos suspeitos da chacina.

Os corpos foram encontrados em pontos distintos da mata e do rio Jari. Duas caminhonetes usadas pelo grupo foram incendiadas.

As vítimas foram identificadas como:

Polícia identifica 8 mortos na divisa do Amapá com o Pará — Foto: g1

Arte: G1 Pará

Antônio Paulo da Silva Santos, conhecido como “Toninho” – 61 anos, natural de Cedro – MA.

Dhony Dalton Clotilde Neres, conhecido como “Bofinho” – 35 anos, natural de Itaituba – PA. Era garimpeiro e praticava a atividade legalmente no município de Calçoene;

Elison Pereira de Aquino, conhecido como “Dinho” – 23 anos, natural de Laranjal do Jari – AP, atuava com transporte de combustível para o garimpo. Vítima deixou a esposa grávida. Corpo foi velado e sepultado no sul do Amapá;

Gustavo Gomes Pereira, conhecido como “Gustavinho” – 30 anos, natural de Ourilândia do Norte – PA. Segundo informações, morava em um condomínio em Macapá, era casado e pai de um bebê de 1 ano. Ele estaria no local como visitante e não possuía vínculo com atividades no garimpo;

– Jânio Carvalho de Castro, conhecido como “Jane”, natural de Bom Jesus do Tocantins – PA. Era garimpeiro e praticava a atividade legalmente no município de Calçoene;

– José Nilson de Moura, conhecido como “Zé doido” – 38 anos, natural de Lagoa da Pedra – MA;

– Luciclei Caldas Duarte, conhecido como “Tripa” – 39 anos, natural de Laranjal do Jari – AP. Era piloto da voadeira utilizada pelo grupo;

– Paulo Felipe Galvão Dias, 30 anos, natural de Capitão Poço – PA.

Fonte: G1 Amapá

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Comments 1

  1. WAGNER FONSECA DE OLIVEIRA says:

    Que o senhor tenha misericórdia de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página