Um clarão esverdeado foi avistado em Uruará, na região da Transamazônica, no Pará, no início da noite do último domingo (26). Segundo meteorologistas, trata-se de um meteoro.
Imagens foram feitas pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), em câmera que registrou o fenômeno a 275 de distância.
Análises preliminares indicam grande possibilidade de o meteoro ter gerado meteoritos que podem ter atingido o solo.
A Bramon informou que equipes continuam trabalhando nas análises técnicas e que o meteoro também foi filmado em Marabá, a cerca de 435 quilômetros.
Há ainda relatos de que a luz verde foi vista em outras cidades, como em Porto de Moz e Gurupá. Além dos meteorologistas, moradores também registraram o fenômeno, que causou surpresa.
Muitos achavam que poderia ter sido a queda de um avião, mas companhias aéreas que possuem operações na região não confirmam acidente algum.
Segundo o pesquisador Marcelo Zurita, da Bramon, o meteoro é um fenômeno luminoso provocado pelo fragmento de rocha espacial.
“Como esses objetos viajam pelo espaço em velocidades muito elevadas, quando atingem nossa atmosfera comprimem e aquecem o ar a sua frente, fazendo com que brilhem intensamente”, explica.
Zurita diz ainda que está sendo feito trabalho para determinar a trajetória exata do meteoro e também a área de dispersão dos possíveis meteoritos.
“Ao que tudo indica, o meteoro teve uma trajetória de nordeste para sudoeste se extinguindo na região limite entre os municípios de Porto de Moz de Altamira”.
Clarão verde é meteoro que caiu no Pará, diz especialista. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Meteoro é avistado no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Fonte: G1 Pará