O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, foi empossado nesta terça-feira, 7, como novo presidente da Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), para o biênio 2023/2024. O evento aconteceu na Sede da Associação e contou com a presença de prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, do presidente da empresa Norte Energia, além de representantes do Poder Judiciário, de organizações da sociedade civil e convidados, que lotaram o auditório da ACBM.
Claudomiro Gomes é o 11º presidente a assumir a entidade, uma das mais importantes da região Sudoeste. Durante seu discurso, ele reforçou a importância da ACBM manter a união dos prefeitos que integram a Associação, como forma de garantir novas parcerias e investimentos, para promover melhor qualidade de vida para a população de todos os municípios que a entidade representa.
“A nossa eleição foi um consenso entre os prefeitos, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de continuar mantendo essa união. Vamos trabalhar para que todos os recursos que forem obtidos pelo Consórcio contemplem todos os municípios da ACBM, em benefício do povo do Xingu e da Transamazônica”, disse o novo presidente da ACBM.
O vice-presidente da ACBM, prefeito Berg Campos, de Porto de Moz, que já foi presidente da entidade de 2017 a 2020, ressaltou a maturidade e a união dos prefeitos da região, que montaram uma única chapa para o pleito, fortalecendo ainda mais a associação, que foi criada com o objetivo de acompanhar e promover o desenvolvimento regional, antes e depois da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
“A gente vai manter essa união que sempre existiu dentro do Consórcio, para que juntos possamos reivindicar melhorias para nossa região. Tenho certeza que a ACBM está em boas mãos e todos juntos vamos conquistar grandes obras e realizar sonhos de nossa população”, disse o primeiro vice-presidente, Berg Campos.
Claudomiro assume a entidade pela primeira vez. Ele foi eleito por aclamação no último dia 25 de janeiro e irá suceder Raquel Possimoser, prefeita de Placas, que comandou a ACBM nos últimos dois anos.
A nova diretoria, que ficará à frente da Associação até o final de 2024 é composta por: Claudomiro Gomes (Prefeito de Altamira) como Presidente; Rosibergue Torres Campos (Prefeito de Porto de Moz) como Primeiro Vice-Presidente; e Aelton Fonseca (Prefeito de Anapu) como Segundo Vice-Presidente.
Fundada em 2001, a Associação de Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM foi criada com o objetivo de trabalhar em várias frentes para desenvolver a região de forma sustentável, por meio de ações e políticas públicas voltadas para a população dos 13 municípios que compõem a região do Xingu, na área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu