Menu

Com reforço de quase 3.700 agentes de segurança, começa a Operação Verão 2019.

Continua após a publicidade

Com um reforço no efetivo de 3.700 agentes de segurança, emprego de 65 viaturas, 5 aeronaves e 44 embarcações, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordena, a partir de hoje (28), a operação integrada “Verão com segurança – Mergulhe nessa ideia”, em mais de 125 localidades de todo o Estado. A operação irá acontecer ao longo de seis finais de semana, consecutivos – começando hoje (28) e finalizando no dia 5 de agosto.

A construção do planejamento estratégico para a operação teve início no mês de maio, com a participação de representantes de todo o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS), composto, entre outras instituições pelas Polícias Civil e Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, entre outros.

Entre as localidades já começaram a receber o reforço da segurança, preventivo e de ostensividade estão os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro (todos de Belém); além dos municípios de Vigia, Santa Rosa, Colares, Curuçá, Marudá, Salinópolis, Bragança, Soure, Salvaterra, Capanema, Ourém, Barcarena (Caripi e Vila do Conde), Santarém (Alter do Chão), Tucuruí, Conceição do Araguaia, Marapanim (Crispin), Marudá (Algodoal), entre outros.

Departamento de Trânsito (Detran) – A Operação Verão, realizada no mês de julho pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) que mobiliza centenas de servidores e agentes de trânsito, visando a prevenção de acidentes e comportamento coletivo de segurança no trânsito, nos pontos de maior concentração humana e de veículos neste período de veraneio, por meio de ações educativas e de fiscalização.

As operações de fiscalização irão contar com 257 agentes de fiscalização de trânsito, que serão distribuídos em 17 municípios e na capital. As ações de fiscalização são realizadas com o objetivo de evitar acidentes automobilísticos e inibir práticas que coloquem em risco à vida, sempre em parceria com os demais órgãos de segurança pública.

Os agentes também irão realizar o controle de tráfego na praia do Atalaia, em Salinópolis, além do suporte necessário para a melhor fluidez no trânsito dos condutores que saírem da capital em direção ao interior na BR-316.

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves – O Centro de Perícias atuará nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Cametá, Marabá, Marudá, Mosqueiro, Salinópolis, Santarém, Salvaterra, Vigia e Tucuruí. A operação ocorrerá em seis finais de semana, de 28 de junho a 5 de agosto, exceto nos municípios de Mosqueiro e Salinópolis, que serão contemplados pela ação durante todos os dias do mês de julho. Estarão nas localidades equipes de perícias de local de crime contra vida e patrimônio, perícias de drogas e perícias veiculares.

Centro Integrado de Operações – Para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações envia 69 militares para os municípios de Salinópolis, Mosqueiro e Marabá, localidades que recebem muitos veranistas neste período. A equipe de reforço é composta de coordenadores, monitoradores de câmeras eletrônicas, atendentes, despachantes e motoristas policiais.

O reforço irá contemplar os serviços de atendimento de chamadas telefônicas para o número 190, despacho de ocorrências por meio do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço, tudo convergindo para o atendimento das ocorrências geradas, devido o aumento esperado para o veraneio.

Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) – Com a campanha “Reeducar: essa é a minha praia”, a Susipe, por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS) e Assessoria de Comunicação Social, promoverá ações de conscientização nas praias de Salinas, Mosqueiro e Outeiro. Internos sob análise de boa conduta dentro cárcere vão distribuir sacolas personalizadas para conscientizar os banhistas sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio do descarte correto do lixo.

Polícia Militar do Pará – Ao todo, 2.340 policiais militares irão reforçar a segurança nestas localidades, desenvolvendo ações de policiamento ostensivo e preventivo, nas modalidades a pé, ciclístico, motorizado, montado, embarcado e aéreo.

A Operação ’Verão 2019’ da PM terá a participação de tropas de diversos batalhões e companhias vinculados aos comandos operacionais da corporação, que irão receber um aumento significativo no efetivo durante o período de férias.

Alguns municípios vão contar com o reforço diário no policiamento ao longo das duas quinzenas de julho, e outros com o apoio aos finais de semana, que são os dias em que a movimentação de veranistas e banhistas é mais intensa. 519 policiais militares vão atuar nas ações operacionais, distribuídos em duas quinzenas, no período de 4 de julho a 5 de agosto; outros 1.819 policiais serão utilizados somente aos finais de semana, no período de 28 de junho a 5 de agosto.

A PM vai intensificar o policiamento em 33 localidades durante a Operação ‘Verão 2019’, como as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, Salinópolis, Marudá, Algodoal, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré, Barcarena, Cametá, Mocajuba, Capitão Poço, Bragança, Ajuruteua, Ourém, Peixe-Boi, Abaetetuba, Barcarena, Curuçá, Colares, entre outras.

Visibilidade – Durante o mês de julho, a Polícia Militar também vai realizar a Operação ‘Visibilidade’, na capital e demais municípios da região metropolitana, por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores, que registram grande fluxo de pessoas e veículos.

Além de intensificar o policiamento, a operação visa prevenir e coibir a prática de crimes, principalmente roubos e furtos, intensificar a prevenção e enfrentamento à criminalidade e permitir maior acesso da população aos serviços de segurança pública do Estado.

Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) – Ao todo, 65 agentes do Graesp atuarão nas ações durante o veraneio, entre pilotos, operadores aeronáuticos, mecânicos e apoio de solo. A equipe contará com um aparato de três aeronaves, sendo helicópteros do tipo esquilo que estarão a postos para atendimento e monitoramento em Salinas, Santa Bárbara e Marabá. Uma aeronave fará ponto base alternado no trevo de Santa Maria, na estrada de Mosqueiro e em frente à Unidade de Pronto Atendimento, em Castanhal para atender a remoções aeromédicas em localidades próximas.

Grupamento Fluvial – O Grupamento Fluvial (Gflu) empregará 44 embarcações na Operação. Três delas serão utilizadas estrategicamente para rondas nos portos da Região Metropolitana de Belém, para coibir roubos ou outros tipos de crimes nos rios; outra embarcação será disponibilizada para a Polícia Militar, no município de Salinópolis; e a terceira ficará disponível para pronto emprego, na sede do Grupamento Fluvial, em casos de acionamento pelo Centro Integrado de Operações (CIOP). 176 agentes de segurança irão compor o efetivo do Gflu para a operação.

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuará com um efetivo de 934 militares distribuídos em 126 municípios em todo o estado. Durante a operação equipes de Guardas Vidas estarão apostos nas praias dos municípios de Cotijuba, Salinópolis, Abaetetuba, Marabá e Santarém de 8h as 18h. O Corpo de Bombeiros atuará também nas rodovias com 24 viaturas nos municípios de Santa Maria, no trevo de Santa Luzia, em Nova Timboteua, Mosqueiro, Salinas e Outeiro, além de 34 embarcações que atuarão 24h durante a Operação nos serviços de resgate.

Nas ações de prevenção o CBMPA atuará em parceria com a CEDEC, onde serão distribuídas 30.000 pulseirinhas de identificação para as crianças. Além de disponibilizar por mais um ano o aplicativo “Praia Segura”, desenvolvido pela Diretoria de Telemática e Estatística do CBMPA, que ajudará a população com informações sobre o clima, tábuas de maré, dicas de segurança e com o “Cadê Minha Criança”, que cadastra crianças que se perdem dos seus familiares, durante o veraneio, e que são localizadas pelos agentes da segurança pública por todo o estado.

Polícia Civil – A Polícia Civil já preparou seu planejamento para a Operação Verão 2019 que vai reforçar as Delegacias de Polícia dos balneários mais procurados pelos veranistas durante as férias escolares, no próximo mês de julho. Este ano, a operação será uma das mais longas dos últimos anos. Serão, ao todo, seis finais de semana no período do veraneio, que tem início no próximo dia 28 de junho e término em 4 de agosto.

A Polícia Civil vai enviar mais policiais civis para reforçar as Delegacias situadas em 21 municípios: Bragança (Ajuruteua), Cametá, Colares, Curuçá, Ourém, Marapanim (Marudá), Peixe-Boi, São Caetano de Odivelas, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Salvaterra, Soure, Ponta de Pedras, Tucuruí, Barcarena (Vila dos Cabanos), Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Santarém (Alter-do-Chão), e distritos de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba em Belém. São os locais que apresentam maior necessidade de um policiamento mais intenso para atender o aumento de ocorrências por conta do deslocamento de um grande número de pessoas para essas regiões, principalmente, aos finais de semana de julho.

Operação Lei Seca

Paralelamente às ações policiais que serão realizadas pela Polícia Civil, nos balneários, durante o período da operação Verão 2019, uma ação específica voltada para a prevenção e repressão aos crimes de trânsito, em especial, à condução de veículos em estado de embriaguez (alcoolemia), será realizada, de forma conjunta por agentes do Detran e da Polícia Civil. Denominada de “Operação Lei Seca”, a ação atenderá a necessidade de mais fiscalização no trânsito da cidade de Salinópolis, no período de 28 de junho a 04 de agosto deste ano.

No total, a “Operação Lei Seca” vai contar com 28 servidores da Polícia Civil, entre delegados, escrivães, investigadores e funcionários administrativos. O trabalho integrado do Detran e da Polícia Civil terá como objetivo a prevenção e a redução das causas de acidentes de trânsito, e de danos materiais decorrentes de acidentes, atropelamentos e mortes.

Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.