Começam hoje em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, dois grandes eventos, unindo agronegócio, flores, joias, gastronomia e turismo. Trata-se da edição 2019 do ‘Chocolat Festival e Flor Pará’, que apresentou ao longo dos últimos anos mais de 250 expositores, 60 mil visitantes, e mais de 20 milhões em negócios diretos e indiretos.
O Festival traz uma vasta programação durante quatro dias (19 a 22), com exposição de marcas de chocolate de origem, Feira das Flores e exposição de espécies da flora amazônica, palestras sobre a produção cacaueira, do chocolate e botânica, workshops, aulas práticas, atividades infantis e apresentações culturais.
O estado do Pará se tornou o maior produtor de cacau e chocolate do país, ganhando reconhecimento no comércio internacional. Aliando produção e sustentabilidade, a maior comercialização do fruto gera emprego, além de movimentar o turismo e promover a cultura local.
FLOR PARÁ
É importante salientar que somente o Flor Pará, mobiliza aproximadamente 400 produtores rurais para a edição 2019, reunindo produtores de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Castanhal e Santo Antonio do Tauá com flores tropicais, cactos, suculentas, plantas ornamentais e orquídeas.
Ao todo, serão 45 estandes, entre 32 produtores e associações. Parte dessa produção, a exemplo das orquídeas, já são exportadas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além do mercado internacional.
Debates – O evento também reúne programação técnica com cursos, palestras e oficinas. No sábado, 21, pela manhã, a haverá um curso de empreendedorismo para produtores, e na sexta e sábado (20 e 21), minicursos, com o tema “Cultivo técnico de plantas suculentas – técnicas de manejo e propagação”.
Também haverá o Flor Show com oficinas de arranjos florais, em que especialistas ensinam a criar produções para diversas ocasiões, e o “Água Amazônica”, que será um espaço temático que reunirá a um só tempo o artesanato, a flora e a fauna e riquezas minerais, tudo dentro de um amplo conceito de biodiversidade.
Fonte: Portal Roma News