A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, presidida pelo deputado Bordalo, apresentou na tarde desta quarta-feira, 21, o relatório final das mortes de custodiados no Centro de Recuperação em Altamira e crise do sistema prisional.
O documento foi apresentado em reunião com representantes do Governo do Estado, Ministério Público e parlamentares da casa legislativa.
O relatório aponta proposições para enfrentar os problemas, como forma de resgatar esses territórios pelo Estado e fornecer condições de um ambiente mais humanizado ao sistema prisional.
A 2° MAIOR CHACINA DO BRASIL
O massacre no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Sudoeste do Pará, no dia 29 de julho, é o maior ocorrido em um mesmo presídio desde o do Carandiru, em 1992, quando 111 detentos foram assassinados. O ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA) ficou em quinto lugar com alta letalidade registrado no sistema prisional do país desde janeiro de 2017.
De acordo com informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a chacina teria sido motivada por uma briga entre as facções. Do total de mortos, 16 presos foram encontrados decapitados e 41 asfixiados.
Fonte: Portal Roma News