Comitê Xingu COP-30 discute novas prioridades para Altamira

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Membros do Comitê Xingu COP-30 se reuniram na tarde desta segunda-feira (24/2), na sede da Associação Comercial de Altamira (Aciapa), para discutir novas prioridades para o município. O encontro contou com a presença da presidente da Aciapa, Edina Loraschi; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), Jorge Gonçalves; do secretário de Agricultura, Sérgio Mota; da gerente de Relações Institucionais da Norte Energia, Camila Toledo; do gerente de Projetos da Fiepa Redes, Eurípides Amorim; além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS) e das secretarias municipais de Turismo e Cultura de Altamira.

Durante a reunião, os participantes destacaram a necessidade urgente de revitalização da orla da cidade, especialmente na área da praia artificial. Também foi enfatizada a importância de capacitar os profissionais que atuam no setor turístico, oferecendo cursos de inglês e formação para guias, a fim de melhor atender os visitantes que chegarão ao município em virtude da COP-30. Além disso, foi discutida a criação de um ecoponto para o armazenamento de pneus inservíveis, até que possam ser encaminhados para fábricas de reaproveitamento.

NotíciasRelacionadas

Com base nas demandas levantadas, ofícios serão enviados às secretarias competentes para que as solicitações sejam atendidas.

O Comitê Xingu COP-30 foi criado em julho de 2024 e tem como objetivo discutir e propor melhorias para Altamira e a região do Xingu, em virtude da realização da COP-30, que ocorrerá este ano no Pará. Atualmente, o Comitê é formado por 30 entidades governamentais e não governamentais, sendo coordenado pela Aciapa e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), com o apoio das Associações dos Consórcios de Prefeitos das regiões Transamazônica e Xingu (ACBM) e (CIDS).

A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 17 de março, onde novas pautas serão discutidas e encaminhadas às autoridades competentes.

ENCONTRO ANTERIOR

Na reunião anterior, realizada no dia 7 deste mês, o foco foi a saúde pública na região do Xingu. Na ocasião, foram apresentadas demandas urgentes, como a ampliação do Hospital Regional Público da Transamazônica, com a oferta de mais leitos, e a retomada das obras do Hospital Materno-Infantil e da Policlínica em Altamira, que estão paralisadas há meses. Um documento já foi elaborado pela Comissão e encaminhado aos governos estadual e federal para buscar soluções para esses problemas.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Comments 1

  1. Wilson says:

    A pauta mais importante não esta sendo discutida, por quê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página