A visita do governador Helder Barbalho a Altamira, nesta quinta-feira (26/6), para a abertura oficial do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, também foi marcada por cobranças. Representantes da Comissão do Comitê Xingu COP30 aproveitaram a presença do chefe do Executivo estadual para entregar um documento com reivindicações urgentes relacionadas à saúde pública na região do Xingu.
O documento foi entregue pessoalmente ao governador por Edina Loraschi, presidente do Comitê e também da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA). Assinado pelas 30 entidades que compõem o colegiado, o ofício aponta a necessidade de ampliação dos serviços de saúde e exige ações imediatas do governo estadual.
Entre as principais demandas estão a ampliação do número de leitos no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) e a conclusão das obras do Hospital Materno-Infantil de Altamira, ambos sob responsabilidade do Estado. Como medida emergencial, o Comitê também propõe o aluguel de leitos na rede hospitalar particular, para garantir atendimento imediato à população.
Inaugurado em 2007, o Hospital Regional de Altamira atende 10 municípios da região, mas há anos sofre com a superlotação. Segundo o Comitê, há casos de pacientes que chegam a falecer antes mesmo de conseguir uma vaga de internação.
COLETIVA DE IMPRENSA
Durante uma entrevista coletiva à imprensa local, o governador foi questionado sobre a situação. Helder Barbalho afirmou que o governo está finalizando as obras do Hospital Municipal de Uruará, o que deverá aliviar parte da demanda do HRPT. Ele também afirmou que será retomada a construção do Hospital Materno-Infantil de Altamira em convênio com a Prefeitura e também disse que parte dos recursos já está na conta do município.
Sobre o Hospital Regional Público da Transamazônica, o governador informou que o Estado trabalha para viabilizar os recursos necessários à sua ampliação e que serão ofertados no HRPT mais serviços como oncologia, o que vai facilitar o atendimento aos pacientes que precisam deslocar para Belém, por exemplo, para fazer o tratamento contra o câncer. Helder também anunciou que cinco novos leitos de UTI pediátrica já foram providenciados para reforçar o atendimento especializado no Regional.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















