Uma comitiva de senadores da Subcomissão Temporária da Usina Belo Monte, acompanhados do vice-presidente do Consócio dos Municípios de Belo Monte, prefeito Alexandre Lunelli, de vereadores da região, e de produtores rurais da Transamazônica visitaram na manhã desta segunda-feira, 25, as instalações da hidrelétrica que fica no rio Xingu Sob a coordenação do senador Zequinha Marinho (PSC-PA), presidente da Subcomissão, o grupo vai verificar a situação da obra e o cumprimento das condicionantes socioeconômicas e ambientais na região.
Com uma potência instalada de 11,2 mil MW, Belo Monte é a maior hidrelétrica 100% brasileira e a terceira do mundo. O empreendimento terá a capacidade para atender 60 milhões de pessoas. Com as 18 turbinas da casa de força principal em operação comercial, Belo Monte será inaugurada oficialmente na próxima quarta-feira, 27, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Apesar da conclusão da obra da usina, a Norte Energia – empresa responsável pela construção e operação – ainda continuará à frente de as ações sociais e ambientais para mitigar o impacto do empreendimento na região. “Belo Monte é a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e da binacional Itaipu. Pela sua expressividade e importância não apenas para o Estado do Pará, como também para o Brasil, o Senado, por meio da Subcomissão, vem acompanhando o andamento desta grande obra”, analisa o presidente da Subcomissão.
Segundo o parlamentar, mais do que conferir a conclusão da hidrelétrica, a comitiva irá verificar o andamento das condicionantes. “É inegável que a hidrelétrica trouxe coisas boas para a região. Foram investidos mais de R$ 6 bilhões em investimentos em 117 programas socioambientais. Nesta ida até a região, iremos verificar o que andou, o que precisa ser concluído. É preciso garantir que a população local seja beneficiada pelo empreendimento”, defendeu.
No período da tarde, a comitiva participou de uma reunião técnica no Centro de Cursos e Convenções, em Altamira (PA). A diretoria da Norte Energia e representantes da sociedade civil organizada também participaram do evento que tratou do cumprimento das ações condicionantes. Vários moradores da Lagoa, que ainda não foram reconhecidos pela empresa Norte Energia como atingidos, e produtores rurais aproveitaram para entregar a comitiva as suas reclamações.
Além do senador paraense, o senador Lucas Barreto (PSD-AP), relator da Subcomissão de Belo Monte, também esteve presente a visita a Belo Monte e a reunião técnica. As informações absorvidas durante a estadia no Pará serão incorporadas pelo relator em seu parecer, que deverá ser apresentado no final deste ano.
Fotos: Assessoria de Comunicação do Senador Zequinha Marinho
Com informações do Portal Roma News