Uma comitiva da Prefeitura de Tucumã, no sudoeste do Pará, visitou, nesta semana, a cidade de Medicilândia, considerada a “Capital Nacional do Cacau”. O objetivo foi conhecer as melhores práticas de produção e verticalização da cadeia produtiva do cacau. Medicilândia é líder nacional na produção do fruto, ajudando a consolidar o Pará como o maior produtor de cacau do Brasil.
Durante a visita, os representantes tucumanenses conheceram a fábrica de chocolates Cacauway e a Gencau Indústria de Alimentos. O vice-prefeito Raphael destacou que a missão foi entender as estratégias que agregam valor ao cacau, desde o cultivo até a transformação em produtos finais, como chocolates finos.
A comitiva incluiu o secretário de Agricultura, Dirceu Biancardini; o vereador Laudi Witeck (União Brasil); e o assistente técnico Décio Matos, da Sedap. Raphael ressaltou a importância do cacau para a economia local de Tucumã, o oitavo maior produtor do Estado, e afirmou que o município busca aplicar os modelos de sucesso de Medicilândia para fomentar a inovação e a sustentabilidade na produção do cacau. “Nosso cacau é ouro”, concluiu o vice-prefeito.