Ideias para o aproveitamento de frutas, o fortalecimento do turismo local e a destinação correta de resíduos sólidos. Estas são apenas algumas soluções apresentadas por um grupo de 35 moradores de comunidades da Volta Grande do Xingu, durante a realização da oficina Despertar, que integra as ações do programa Belo Monte Empreende. Desenvolvido pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o programa tem o objetivo de despertar e qualificar uma nova geração de jovens empreendedores aptos para desenvolver negócios sustentáveis na região do Médio Xingu.
Além de moradores da Vila Ressaca, a oficina contou com a participação de representantes de outras localidades, como Pirarara, João Bispo, Ilha da Fazenda, Vila do Galo, Kaituká e Itatá. Durante a dinâmica, o grupo do jovem Geovane Ferreira, de 26 anos, idealizou a criação de uma empresa de turismo para promover passeios na Volta Grande do Xingu. “É uma oportunidade única de abrirmos a mente para uma nova forma de vida, com uma nova fonte de renda. Temos um rio maravilhoso e podemos nos organizar para melhorar a divulgação dos nossos atrativos turísticos nas redes sociais, chamando a atenção de mais turistas”, explicou o autônomo.
Na fase do Despertar, os participantes trocam ideias, discutem projetos e apresentam soluções para questões voltadas à Amazônia e à comunidade onde vivem. Depois, recebem orientações de como desenvolver uma ideia de negócio, abrir uma empresa e captar financiamento. As propostas criadas em grupo no Despertar serão refinadas ao longo das próximas etapas do programa, podendo vir a se tornar um novo negócio.
Para a coordenadora da Escola Luiz Rebelo, da Vila Ressaca, Ana Maria Marques, a chegada do programa na comunidade é uma oportunidade única para todos. “A maioria dos participantes passou pela escola e estou realizada de ter presenciado o potencial de cada um durante a oficina. A gente agradece a empresa por trazer aos nossos jovens uma visão de empreendimento”, disse.
Segundo o gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, Thomas Sottili, o Belo Monte Empreende traz uma nova perspectiva para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico sustentável no Médio Xingu. “Durante as oficinas pela região, temos notado um número altíssimo de ideias que valorizam as riquezas naturais e a preservação do meio ambiente, e na Volta Grande do Xingu não foi diferente. A comunidade possui uma diversidade imensa de produtos florestais não madeireiros, assim como alternativas de turismo ou outras ideias voltadas a projetos sustentáveis e sociais que podem alcançar e beneficiar toda a sociedade”, destacou Sottili.
O programa Belo Monte Empreende já passou pelos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e comunidade Belo Monte do Pontal, município de Anapu. O próximo encontro ocorrerá, ainda este mês, no município de Brasil Novo, com o apoio técnico e realização do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA).
Sobre o Programa
O Belo Monte Empreende terá duração de 24 meses e pretende beneficiar moradores das comunidades da área de influência da UHE Belo Monte. Os participantes terão à disposição uma rede de especialistas que atuam nas áreas de sustentabilidade e negócios, que abordarão temas como legislação, contabilidade, finanças para empresas, marketing e vendas, entre outros.
O programa auxiliará no desenvolvimento das ideias de negócios dos participantes, transformando-as em modelos validados com protótipos e incentivando a criação de cerca de 15 empreendimentos sustentáveis e suas transições para empresas formalizadas, com apoio de consultorias técnicas para potencializar a inserção no mercado.
Para saber mais detalhes e se inscrever no programa acesse o site https://bmempreende.norteenergia.com.br.