Como agir diante de um incêndio ou prestar socorro a alguém em uma emergência? Essa foi uma das perguntas que moradores das comunidades Vila Ressaca, em Senador José Porfírio, e Rio das Pedras, em Anapu, ambos no sudoeste do Pará, aprenderam a responder depois de participar do curso de Formação de Brigada Comunitária de Combate a Incêndios Florestais e Primeiros Socorros. A atividade foi promovida pela Brigada de Emergência da Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, nos dias 24 e 26 de setembro.

Foto: Norte Energia / Divulgação
O treinamento reuniu 22 participantes na Vila da Ressaca e 19 no Rio das Pedras. A atividade foi dividida em dois módulos: Primeiros Socorros e Combate a Incêndios Florestais. No primeiro, os participantes aprenderam técnicas de suporte básico de vida, como reanimação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas, controle de hemorragias e procedimentos em casos de queimaduras, desmaios, convulsões e até acidentes com animais peçonhentos. Já no segundo, foram abordados temas como prevenção de incêndios, comportamento do fogo em áreas de vegetação, organização comunitária para combate e práticas de segurança.
“O curso fortalece a capacidade das comunidades de atuarem na prevenção e resposta a situações de risco. Além de transmitir conhecimento e incentivar o protagonismo, ele cria um senso de proteção coletiva e cuidado com o território”, destaca Renan Gil, gerente de Socioeconomia da Norte Energia.
A atividade reforçou a importância de capacitar os moradores, especialmente diante da dificuldade de acesso a essas comunidades. “Com esse conhecimento, eu posso ajudar a salvar vidas, tanto a minha quanto a dos meus vizinhos. Nossa comunidade é de difícil acesso, então ter esse preparo faz muita diferença. Foi a primeira vez que aprendi técnicas que podem ajudar em uma emergência. É um privilégio ter essa oportunidade, porque agora me sinto mais preparada para proteger minha família e minha comunidade”, ressalta Jaqueline Taiana, moradora da comunidade Rio das Pedras.

Jaqueline Taiana – Foto: Norte Energia / Divulgação
“Foi um aprendizado muito bom, porque a gente não tinha esse conhecimento na comunidade. Hoje sei como usar um extintor e até apagar um incêndio. Essa experiência, com o apoio da Norte Energia, eu vou levar para a vida e sei que pode ajudar a proteger outras pessoas também”, conta Jorge Silva, morador da comunidade Rio das Pedras.
Além dos treinamentos, foram disponibilizados às comunidades abafadores e bombas costais, para uso imediato pelas brigadas comunitárias. Essas ações fortalecem a segurança local e contribuem para evitar o agravamento de incêndios na região.






















