Com a chegada das festas juninas ealguns cuidados devem ser redobrados, principalmente aqueles referentes à segurança de pessoas. Por isso, a a concessionária de energia Celpa, chama a atenção da população para os cuidados com a rede elétrica que normalmente é usada para colocar enfeites juninos.
Segundo o engenheiro eletricista e executivo da área de manutenção da Celpa, Clécio Tabaranã, nesse período é comum a concessionária receber ocorrências de curto-circuito e desligamento da rede elétrica motivados pelo uso inadequado dos postes.
“A orientação que se dá é que não usem os postes para esse tipo de enfeite. O ideal é que essas decorações sejam feitas a pelo menos dois metros de distância da rede elétrica”, orienta o engenheiro.
Outra preocupação da Celpa é quanto as ligações clandestinas feitas pelos ambulantes. “É necessário fazer a solicitação de ligação junto à concessionária e não fazer de forma clandestina, pois, além de caracterizar furto de energia, a ligação pode provocar um desligamento ou um curto-circuito, podendo trazer sérios prejuízos para o ambulante”, ressaltou.
Para solicitar a ligação provisória, os ambulantes devem comparecer à concessionária com, no mínimo, cinco dias de antecedência do evento. O serviço pode ser solicitado nas agências da Celpa de 8h às 17h. O cliente deverá levar CPF e a carteira de identidade, devendo informar qual a finalidade e endereço da ligação.