Com a temática “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica”, a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Altamira (CMMA) é um evento que reúne comunidade, governo e organizações para debater e propor soluções para questões ambientais do município, como resíduos, conservação e mudanças climáticas.
As ideias geradas na Conferência irão ajudar a formular políticas públicas e conectar o município a estratégias ambientais estaduais e nacionais. O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade de Altamira, e eleger pessoas delegadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Nesta edição, o evento irá abordar 5 eixos para discussões, sendo eles: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação climática e Governança e Educação ambiental.
Eixo 1: Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa
“No eixo de mitigação, serão abordadas as questões relacionadas as estratégias que o município pode adotar com intuito de estar alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável e climático. Desta forma, serão mencionados sobre os desafios na redução do desmatamento, estratégias de mitigação para ampliação das áreas protegidas, licenciamento ambiental, atividades agropecuárias, fontes alternativas de energia e gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos”, destaca o engenheiro ambiental Rafael Oliveira, palestrante do Eixo.
Eixo 2: Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos
“O eixo adaptação e preparação para desastres naturais é de muita importância para a conferência, justamente porque é um eixo que vai tratar de como fazer prevenções, adaptações e se preparar para enfrentar os desastres. Atualmente a gente já vem enfrentando alguns eventos climáticos e esses eventos já são visíveis em diversos municípios”, aponta José Edilson Cardoso, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e palestrante do Eixo.
Eixo 3: Justiça climática – superação das desigualdades
“A proposta da palestra é trazer alguns elementos que venha a elucidar o que é o conceito, como ele está sendo debatido de forma global, tanto por ambientalistas e pesquisadores de justiça climática e também autoridades políticas globais que têm também trazido essa questão. E o encaminhamento dessa questão voltada para o racismo ambiental, que é a prática do que vem retratar o chamado da justiça social”, relata Claudiane Farias, educadora social do Instituto Lilar.
Eixo 4: Transformação climática – descarbonização da economia com maior inclusão social
“A palestra do eixo vai trazer um panorama das oportunidades para a região e sugestões para as administrações municipais, empresários e sociedade civil com relação ao crédito de carbono, créditos de biodiversidade e com jornada da COP30 que vai acontecer em Belém conectando Biodiversidade, Bioeconomia e o combate a crise climática”, afirma Marcelo Salazar, socioambientalista e co-ceo da ‘Mazô Maná’ e palestrante da temática.
Eixo 5: Governança e Educação Ambiental – participação e controle social
O eixo vai abordar o contexto de consolidação de um processo de governança socioambiental, aliado a Educação Ambiental, instrumento fundamental para promover mobilizações e engajamentos sociais, ampliando capacidades coletivas no campo e nas cidades, assim como a própria consciência ecológica da população. O palestrante responsável pelo tema será Anderson Serra, diretor na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Pará (SEAF).
Confira a programação do evento:
21 de novembro
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
7h30-9h
Recepção dos participantes, credenciamento e coffee break
8h-10h30
Plenária para Leitura e Defesa das Propostas / Breve apresentação dos candidatos / Coffee Break
9h-10h
Abertura / Mesa de autoridades / apresentação da programação / Leitura e aprovação do regulamento
10h-12h
Palestras dos eixos temáticos
12h-14h
Intervalo do almoço
14h-16h
Divisão dos GTs por Eixo Temático e inscrição de candidaturas para Delegação Estadual
16h-18h
Priorização das propostas por Eixo Temático
22 de novembro
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
8h-10h30
Plenária para leitura e defesa das propostas / Apresentação dos candidatos / Coffee break
10h30-12h
Eleição de pessoas delegadas e encerramento
A Conferência é uma das ações da gestão “Mais Vida, Mais Futuro”, destacada por reduzir em mais de 60% o desmatamento em Altamira entre os anos de 2021 e 2023. Além de implementar o projeto, ‘Refloresta Altamira’ que visa recuperar mais de 400 hectares de áreas degradadas com o plantio de árvores nativas da região. O ‘Plano de Arborização’ que já resultou no plantio de mais de 2 mil mudas de árvores em vários bairros de Altamira. E a realização de três edições do ‘Concerto Ambiental’, um dos maiores eventos de debates ambientais do Estado.
A Conferência será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, de forma presencial no Centro de Eventos Vilmar Soares, localizado no bairro Sudam I, na avenida Jader Barbalho, s/n°. E de forma virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura no Youtube: youtube.com.br/altamiraprefeitura. O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, acesse o link do formulário disponível aqui e preencha as informações solicitadas.
A Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Altamira (Comam), a Universidade de Brasília (UnB) e o Governo Federal. E conta com o apoio de instituições e organizações da sociedade civil, além de emissoras de rádio e TV de Altamira.
Fonte: Ascom/PMA