Depois de um período de estiagem severa na região de Altamira e do Xingu, o inverno amazônico nunca foi tão aguardado. E tudo indica que ele chegou!
Notadamente o tempo mudou e, aos poucos, as chuvas vêm se tornando mais frequentes e intensas. O nível do Rio Xingu também tem aumentado e o conjunto da obra cria a expectativa de regeneração da fauna e da flora, tão afetadas pelas queimadas, meses atrás.
Para os dois últimos dias do ano de 2024 as previsões são de tempo encoberto e pancadas de chuvas.
Confira a previsão:
– Segunda, 30/12 – Mínima 23°C, máxima 32°C. Ao longo do dia, a possibilidade de chuva é de 50% com pancadas pela manhã, céu encoberto e possibilidade de chuva com trovoadas a tarde. A noite a possibilidade de chuva aumenta para 70% com ventos e queda da temperatura. A umidade varia entre 77% e 93%.
– Terça, 31/12 – As temperaturas máxima e mínima se repetem, mas sugerem 55% de chances de chuva, inclusive intensas ao longo da madrugada do último dia do ano. Ao longo do dia teremos pancadas de chuvas com a probabilidade de precipitação de 70%, à noite. A umidade varia entre 79% e 95%.
Contrário ao recente histórico de tempo seco, queimadas e doenças respiratórias, o cenário atual indica um Réveillon com boa probabilidade de chuva, o que não é tão surpreendente nessa época do ano para os altamirenses e de certa forma, bem-vinda, assim como 2025.