A partir de segunda-feira (1º), a regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte entram no bandeiramento preto, que significa lockdown, em razão da presença da nova cepa do novo coronavírus em Santarém. Dois casos foram confirmados por exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (30), pelo governador Helder Barbalho (MDB).
Por meio de live, o governador disse que o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI na região do Baixo Amazonas preocupa o governo, assim como a gravidade da cepa brasileira que já circula na região, por isso há necessidade de mudança do bandeiramento de vermelho (risco elevado) para preto (lockdown) para preservar a saúde da população.
“Queridos irmãos e irmãs do Baixo Amazonas e Calha Norte, no dia de ontem o Instituto Evandro Chaves confirmou dois casos da nova cepa do coronavírus em Santarém, além disso, o aumento na procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de Covid nos trazem sevaras preocupações da capacidade do nosso sistema de atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e a solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco alto), para preto, para lockdown. Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus, e consequentemente, problemas graves que possam levar a óbito muitos paraenses”, disse Helder Barbalho.
Em entrevista à Tv Tapajós, na manhã deste sábado, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar (DEM) disse que logo cedo avaliou com o governador que a situação do Baixo Amazonas é realmente crítica e havia necessidade de adoção de medidas mais rígidas como o lockdown para frear o avanço da variante brasileira do coronavírus em Santarém e demais cidades da região.
Mortes por Covid-19 no oeste do Pará
Conforme boletim do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) de sexta-feira (29) revela que o número de óbitos provocados por Covid-19 no Baixo Amazonas e Tapajós chegou a 1.309. Desse total, a maior parte foi registrada em Santarém, um total de 513 óbitos.
Potencial da variante P.1
De acordo com especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus, a variante chamada de P.1, identificada em Manaus (AM) no começo do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19. Entretanto, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.
Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. Artigo publicado na revista científica “The Lancet” aponta que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.
Fonte: G1 Santarém