JÁ É HOJE! A abertura da primeira seletiva do ‘I Talental’ acontece nesta sexta-feira (31), às 19h30, no palco do Teatro Municipal Jarbas Passarinho. E os 14 primeiros classificados participaram de um primeiro ensaio geral, e soltaram a voz em apresentações que prometem ser emocionantes.
“Muitas vozes legais, jovens cantando maravilhosamente bem, a banda que vai fazer o acompanhamento está muito bem. E a gente ficou muito surpreso com a qualidade artística deles, e tá todo mundo muito animado”, declara George Paez, coordenador de cultura.
O ‘I Talental’ é um show de jovens talentos que entra na programação oficial cultural do município, e com apresentações mensais que ocorrerão a partir de março a outubro, e premiará em dinheiro os cinco primeiros artistas. Os dois primeiros lugares de cada eliminatória, estão classificados automaticamente para a grande final que acontecerá em novembro.
E, após a divulgação do evento, dezenas de jovens se candidataram. E, nós vamos apresentar os 14 jovens de 12 a 20 anos, selecionados para participar desta inédita iniciativa da prefeitura de Altamira que por meio da Secretaria Municipal de Cultura pretende revelar jovens talentos.
Jair Fernandes tem 19 anos, e sonha em ser um artista e ser reconhecido como um grande ator e cantor. Por ser eclético demais vai do MPB, Jazz e Soul, ao Gospel e POP. O jovem tem como principal inspiração, o cantor Leonardo Gonçalves, grande nome da música Gospel. “Ele é o cantor que me fez acreditar em mim mesmo”.
Sofia Manuelle Freitas tem 12 anos e sonha em viajar pelo mundo, conhecer vários países. Ama músicas internacionais e MPB, e tem como inspiração a mãe, que considera ser guerreira por trabalhar fora e ainda conseguir criar os quatro filhos. A menina de 12 anos é a primeira artista da família e deixou surpresa a mãe, ao pedir para ser inscrita no festival.
Emerson Almeida aos 19 anos de idade, sonha desde pequeno em ajudar a família. Gosta de ouvir vários tipos de música, mas tem como preferidas as que contam sua história pessoal. Viu o pai e o irmão tocando instrumentos musicais, o que estimulou o seu amor pela música.
Saskia Silva tem 17 anos, e conta que entre suas metas, uma delas, é poder viver do que gosta de fazer: música. Apaixonada por Cazuza, Vanessa da Mata, Djavan, grandes nomes da MPB, ela conta que apesar de ser a primeira artista da família, desde muito nova sabia que “se eu correr atrás, eu conquisto tudo aquilo, e o Talental é mais uma porta para a realização dessa meta”.
A jovem artista comentou ainda sobre a importância de iniciativas de ações culturais realizadas em nosso município.
“Nós temos pouco disso aqui, e tem muitas pessoas que podem demonstrar o seu talento e demonstrar o que eles têm, o que eles podem fazer. E eu acho ótimo, porque eu como uma pequena iniciante na música acho muito bom, é gratificante estar participando”, afirmou Saskia.
Victor Andrade vai completar 15 anos na sexta-feira (31), e sonha em ser cantor. Como um bom artista, ouve de tudo um pouco, mas conta que prefere o sertanejo. Ele tem como referência os cantores nacionais Luan Santana, Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó. Ele conta que tem em sua família boas referências artísticas, “minha família por parte de pai é evangélica, todos cantam ou tocam algum instrumento na igreja, e minha influência mais forte na família, é meu pai, que também canta”.
Luciene Souza tem 19 anos, e é fã do universo gospel. Acredita que o espelho que tem, nas cantoras Júlia Vitória e Aline Barros, a ajuda a encarar melhor os desafios da vida.
Gabriel Rocha tem 18 anos, e sonha em servir de inspiração para outros jovens, através das suas conquistas. Ama ouvir louvores, e conta que se inspira primeiro em sua mãe, e na banda Voz da Verdade. Apesar de ter a maioria dos tios e primos que tocam violão, é o primeiro cantor da família. “Cantar foi algo que eu sempre gostei e fiz por influência do meu irmão, só que fui aperfeiçoando na igreja”.
Kamyla Sales tem 17 anos, e afirma que seu maior sonho é “cantar uma música super triste em um piano para uma multidão de pessoas com as lanternas dos celulares ligadas”. Eclética, a jovem conta que prefere o pop nacional que poucas pessoas conhecem, e que tem como maior referência é o cantor brasileiro Jão.
Thalita Lopes tem 16 anos, e conta que seu maior sonho é viajar pelo mundo para conhecer lugares espetaculares. Apaixonada pelo sertanejo e modão, relata que o pop também é uma de suas paixões. Ela se inspira “muito na minha avó que amava cantar, mas infelizmente não está mais entre nós”.
Pablo de Araújo tem 14 anos, e tem como maior sonho morar no exterior. Com um gosto musical bastante peculiar, o jovem artista gosta de rock e metal, mas conta que também tem como referência o pagode e o cantor Péricles. Tem no pai uma referência musical por ele tocar guitarra, o que o fez aprender teclado e agora conta que vai iniciar o cavaquinho.
Ana Luiza tem 18 anos, e sonha em conseguir a formação acadêmica em biologia ou em medicina veterinária. A jovem conta que gosta de ouvir pop internacional e música brasileira, e tem como referências as artistas Luiza Sonza, Priscila Alcântara, Ariana Grande e Bruno Mars.
Felipe Cardoso tem 19 anos, e sonha em morar fora do Brasil. Ama ouvir MPB e tem como principal referência sua mãe.
Wemelly Kaity tem 16 anos, é fã de sertanejo e de artistas como Luiza Martins, Marília Mendonça, Henrique e Juliano. A jovem que sonha em se tornar uma cantora profissional, conta que desde bem pequena a avó já sabia que seu lugar era nos palcos. “Minha referência sempre foi minha vó, ela sempre me apoiou em tudo, principalmente nessa parte de cantar, desde os meus cinco anos de idade quando tudo começou, sempre foi ela”.
Karine Ávila tem 17 anos, apaixonada pela música gospel, acredita que com as “músicas de louvor a Deus, posso influenciar jovens”. Tem como inspiração a cantora Isadora Pompeo, e apesar de não ter ninguém profissional da música na família, tem referências importantes dos familiares que cantam na igreja.
O coordenador de cultura, George Paez, acredita que essas iniciativas permitem um despertar cultural bem particular dos jovens.
“Nossa proposta é criar espaço aberto e democrático para que esses jovens possam praticar a música que eles gostam tanto. Acho que essa iniciativa da prefeitura vai ser muito legal, porque acontece durante todo o ano, então esses candidatos que não se classificaram, podem se reinscrever e tentar a vaga”, afirma.
Fonte: Ascom/PMA