Search
Close this search box.

Conheça os candidatos a prefeito nas cidades de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu (PA)

Continua após a publicidade

A campanha para as eleições municipais de 2024 teve início nesta última sexta-feira, 16 de agosto. A partir desta data, está autorizado o uso de bandeiras, adesivos, santinhos, carreatas e comícios. As cidades de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo, localizadas no sudoeste do Pará, já registraram seus candidatos para os cargos de prefeito e vereador, aguardando agora a validação da Justiça Eleitoral, que tem até o dia 16 de setembro para julgar todos os processos.

A disputa pela Prefeitura de Altamira, cidade com cerca de 126 mil habitantes, é uma das mais acirradas, com seis candidatos a prefeito e 210 a vereador.

O atual prefeito, Claudomiro Gomes, do Partido Progressista (PP), busca a reeleição, tendo como vice o ex-secretário de obras Izan Passos, na Coligação “Altamira no Caminho Certo”. Claudomiro, ex-professor universitário e ex-coordenador do campus da Universidade Federal de Altamira, já governou o município de 1997 a 2000 e foi novamente eleito em 2020.

Mázio Bandeira, empresário do setor de combustíveis e pecuarista, disputa pela primeira vez a Prefeitura pelo Partido Liberal (PL), com a odontóloga e funcionária pública Gilcemary Brito Gomes como vice.

Josiane Araújo, do Partido dos Trabalhadores (PT), estreia na política com a coligação “Brasil da Esperança”, tendo como vice o indígena Gilson Lopes de Oliveira.

Dr. Loredan Mello, médico anestesista e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Altamira, tenta novamente a Prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD) na Coligação “União por Altamira”, com a vereadora Thaís Nascimento como vice.

Domingos Juvenil, engenheiro e um dos fundadores do MDB, busca retornar ao poder após governar Altamira em outras quatro ocasiões, contando com o empresário José dos Santos Ferreira como vice.

Odileida Sampaio, única mulher a governar Altamira, foi prefeita por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Agora, ela concorre novamente pelo partido Avante, tendo como vice o médico Francisco Armando Aragão, ex-secretário de saúde e ex-presidente da Câmara de Vereadores.

VITÓRIA DO XINGU

Em Vitória do Xingu, quatro candidatos disputam a Prefeitura. Entre eles, “Macapá”, do PSOL, com o empresário Adriano Coqueiro como vice;

– Pretinho Cuiabano, pecuarista que tenta pela quinta vez conquistar a Prefeitura, com o empresário Elias Carvalho como vice;

Erivando Amaral, mais conhecido como Vando Amaral, que já governou a cidade por dois mandatos e foi presidente da Câmara Municipal, tem Murilo Sousa, ex-vice-prefeito e ex-secretário de saúde, como vice;

– Márcio Viana, atual prefeito, filiado no MDB, busca a reeleição pela Coligação “Trabalhar por Vitória”, mantendo Rogério Pereira Soares, produtor agropecuário, como vice.

BRASIL NOVO

Em Brasil Novo, o cenário é inusitado: o atual prefeito, Weder Makes, conhecido como “Pirica” do MDB, é o único candidato registrado para a Prefeitura, com o agricultor Ozias Sperotto como vice na chapa “Unidos por Brasil Novo”.

Ao todo, 317 candidatos disputam as cadeiras do Legislativo nos três municípios: 210 em Altamira, 55 em Brasil Novo e 52 em Vitória do Xingu.

As eleições prometem ser acirradas, especialmente em Altamira e Vitória do Xingu, com uma grande diversidade de candidatos e propostas para o futuro dessas cidades.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *