A Cooperativa de Catadores da Transamazônica e Xingu (Coopetrax) promoveu, na manhã da última quinta-feira (18/9), seu 1º Encontro de Capacitação, realizado na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), em Altamira, no sudoeste do Pará. O evento reuniu associados, representantes das cidades de Altamira, Medicilândia e Vitória do Xingu, além de alunos do ensino médio da Escola Estadual Polivalente, que estudam o tema em sala de aula.

Foto: Wilson Soares
De acordo com o presidente da Coopetrax, Emanuel Silva Freitas, a capacitação buscou reforçar a importância do cooperativismo na região e o papel dos catadores no aproveitamento dos resíduos sólidos.

Emanuel Silva – presidente da Coopetrax – Foto: Wilson Soares
“Nossa região ainda é muito carente de cooperativismo. Queremos mostrar a relevância dos recicláveis, do aproveitamento dos resíduos gerados pela população, principalmente diante da sobrecarga dos aterros e da realidade de muitos municípios que sequer possuem aterros sanitários, apenas lixões”, destacou Emanuel.
Durante o encontro, os participantes acompanharam uma palestra ministrada por Francisca Camilo, analista de cooperativismo e monitoramento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA).

Francisca Camilo – OCB/PA – Foto: Wilson Soares
“O objetivo foi motivar os cooperados da Coopetrax e também orientar os estudantes sobre o funcionamento de uma cooperativa, suas vantagens, compromissos e responsabilidades. Também apresentamos um pouco da história do cooperativismo”, explicou a representante da OCB, Francisca Camilo.
A iniciativa contou com o apoio da ACBM e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS), presidido pelo prefeito de Medicilândia, Dr. Júlio César, representado no evento pelo secretário executivo Jefferson Figueiredo. “Quando fomos convidados a participar, buscamos incluir a OCB para fortalecer a Coopetrax e garantir que os catadores tenham acesso a informações sobre seus direitos, deveres e cuidados com a saúde”, ressaltou Jefferson Figueiredo.

Jefferson Figueiredo – CIDS – Foto: Wilson Soares
Representantes dos municípios também avaliaram positivamente a capacitação. Para Alex Oliveira de Lima, coordenador da limpeza pública de Vitória do Xingu, a ação é fundamental para a destinação correta dos resíduos em toda a região. Já o secretário de Agricultura de Medicilândia, Rubismário Queiroz, destacou a relevância do encontro. “Esse tipo de iniciativa valoriza a região, define políticas ambientais e agrícolas e fortalece os polos locais para aplicação de medidas adequadas”, afirmou Rubismário.

Rubismário Queiroz – Sec. de Agricultura de Medicilândia – Foto: Wilson Soares
Atualmente, a Coopetrax conta com cerca de 20 associados. Segundo Emanuel Silva, a expectativa é que o número de cooperados aumente nos próximos meses, a partir das parcerias que vêm sendo firmadas com as prefeituras da região. “A cooperativa é uma alternativa para gerar renda e benefícios às famílias dos catadores, promovendo inclusão social e sustentabilidade”, concluiu o presidente da Coopetrax.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu





















