Coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, concederam na tarde desta quarta-feira, 13, uma coletiva de imprensa para alertar a população altamirense em relação aos casos do novo coronavírus que voltaram a subir na cidade.
O município, que nos últimos meses não vinha registrando nenhum caso e nenhuma internação, somente nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, foi confirmado 116 (cento e dezesseis) casos e outras 479 pessoas estão sob suspeita de estarem com o vírus.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, muitos desses casos, que estão sendo confirmados são de pessoas que tomaram apenas uma única dose da vacina. “A gente precisa urgentemente interromper a circulação do vírus, e a gente só vai conseguir interromper com a intensificação do uso da máscara e também com a vacinação. A gente precisa que a nossa população tome a 2ª dose e também tome a dose de reforço. As vacinas são seguras, são eficazes e somente elas que vão garantir o menor número de internação, o menor número de agravamento dos casos”, disse Matheus Malveira”, coordenador da Atenção Básica de Saúde do Município.
“É importante a gente passar para a população que a pandemia ainda não acabou e que a gente precisa adotar e continuar com as medidas. A gente como Secretaria de Saúde tá tendo essa responsabilidade de conter esse avanço”, adiantou Jéferson Soares, Coordenadora da Atenção Especializada de Saúde.
Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Altamira até agora 72,54% tomaram a 2ª dose de vacina, e apenas 31,05% da população altamirense tomaram as três doses da vacinação. “A gente precisa resgatar essa vacinação da terceira dose. Porque com a terceira dose a gente tem o reforço da imunidade das pessoas. A gente acaba tendo uma maior produção de anticorpos, e isso diminui a chance de pegar a doença e diminui consideravelmente o agravamento dos casos”, concluiu Matheus Malveira
O Coordenador da Vigilância Sanitária de Altamira, Laerte Pinheiro, disse que as fiscalizações e orientações vão continuar no município, mas que medidas mais duras só serão tomadas, caso seja uma determinação do Ministério da Saúde. Ele aproveitou para pedir que as pessoas continuem mantendo os devidos cuidados, para evitar pegar a doença. “Essa mudança só vai ocorrer se o Ministério da Saúde a nível nacional executar. A gente pede para que as pessoas usem máscara nos locais fechados, para que nós possamos lutar e vencer essa pandemia”, afirmou o coordenador da Vigilância.
Os coordenadores alertam ainda para que as pessoas procurem fazer o teste somente a partir do terceiro dia que apresentarem alguns sintomas da doença. As testagens estão sendo feitas nas Unidades de Saúde Ilvanir Denardin, Brasília, Laranjeiras, São Joaquim e no Premem, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 16h. Já na Unidade do bairro Aparecida o atendimento é das 08h às 11h, e no Ruc Jatobá, das 10h às 12h e 15h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semanas a testagem é feita através da equipe itinerante.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu