Uma programação especial envolveu pacientes e funcionários do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, oeste do Pará, na atmosfera mágica do Natal. O coral organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) esteve em todas as unidades de internação levando mensagens de paz e esperança por meio de canções da época.
Romero Oliveira, engenheiro de Segurança do Trabalho do HRPT, vestiu a roupa de Papai Noel para alegrar e emocionar os pacientes. “Foi um prazer estimular o sorriso dos pacientes. É ótimo fazer o bem ao próximo. Um sentimento de humanização. Fui convidado a me caracterizar de Papai Noel e aceitei o desafio. Adorei fazer parte da ação”, disse Romero.
Brinquedos – Uma campanha organizada pelo GTH arrecadou brinquedos, com o apoio de funcionários de vários setores. Os presentes foram distribuídos pelo Papai Noel às crianças internadas na Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, que atendem crianças de até 12 anos. Kits de higiene também foram distribuídos aos demais pacientes.
Hivena Lima, diretora-geral do HRPT, ressaltou a importância das ações de humanização na unidade, que atende a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O atendimento humanizado é uma marca do Regional da Transamazônica, e estamos sempre buscando melhorar cada vez mais nossas ações direcionadas aos pacientes. Nós organizamos a cantata e tivemos um Papai Noel que aperfeiçoou o clima natalino. Tudo ocorreu com o apoio dos nossos colaboradores. Foi lindo!”, disse a diretora-geral.
Paulo Henrique, 27 anos, que se recupera de cirurgia, ficou animado com o clima natalino no Hospital. “Eu nem esperava ver o Papai Noel. Aqui ele veio mais cedo. Meu melhor presente vai ser voltar pra casa, e já estou ansioso para receber alta na semana que vem”, contou o paciente.
O Hospital Regional da Transamazônica atende pacientes de nove municípios da Região de Integração Xingu, na área de influência da Rodovia BR-230 (Transamazônica). Mais de 500 mil pessoas são beneficiadas pelos serviços ofertados na unidade, que atende casos de média e alta complexidade. O HRPT é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Por Jonas Ribeiro (Ascom/HRPT)