Search
Close this search box.

Corrida UHE Belo Monte leva mais de 500 corredores às ruas de Altamira

Em sua 4ª edição, prova é a mais aguardada pelos atletas da região

Foto: Divulgação / Norte Energia
Foto: Divulgação / Norte Energia
Continua após a publicidade

Mais de 500 corredores participaram neste domingo (03) da 4ª Corrida e Caminhada UHE Belo Monte – Energia do Xingu, a prova de rua mais aguardada pelos atletas profissionais e amadores da Altamira. Dividida em três modalidades – corrida de 5km e 10km e caminhada de 3km, a prova teve, pela primeira vez, a participação das crianças na categoria Family Run. 

A corrida teve largada pontualmente às 7h30, da orla da cidade e chegada no mesmo local. Glecyany Oliveira venceu a prova de 10km entre as mulheres ao finalizar o percurso em 35 minutos e Danilo Veras foi o homem mais rápido da prova, com o tempo de pouco mais de 34 minutos.

Danilo conta que ficou em segundo lugar na edição de 2023, mas hoje foi diferente: ele cruzou a linha de chegada em primeiro e garantiu o pódio. “Eu me dediquei muito porque eu queria o primeiro lugar, me preparei diariamente para estar aqui e estou muito feliz. Essa iniciativa incentiva não só nós atletas amadores, mas toda a região a buscar uma atividade física e vir aqui correr e se divertir”, ressaltou o campeão.

Gleycyany Oliveira faz parte da equipe Botos do Xingu, que pratica corrida, natação e ciclismo em Altamira e que trouxe mais de 20 atletas para a prova. Pela quarta vez no topo do pódio da Corrida UHE Belo Monte, Gleice era só alegria na linha de chegada. “Para mim é um privilégio enorme estar participando desta corrida, que é a mais esperada pelos atletas. É uma corrida emocionante e ao mesmo tempo muito desafiadora. Estou muito feliz com o meu tempo”, celebra a campeã.

Corrida em família

A família Silva, acordou cedo para encarar os 3km do percurso da modalidade Family Run e aproveitar o momento de descontração entre amigos e familiares. A corredora Nair da Silva participa da prova todos os anos, mas desta vez foi especial porque veio acompanhada da netas Nicole Beatriz e Sofia Miguel de 8 e 7 anos, respectivamente. “É muito gratificante ver elas ao meu lado correndo, se divertindo, nesse esporte que transformou a minha vida”, afirmou.

O evento, que já faz parte do calendário esportivo da cidade, é promovido pela Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, em parceria com a Prefeitura de Altamira e com a De Castilho Marketing Esportivo. Este ano, a corrida também comemora os cinco anos de operação plena da Usina Hidrelétrica Belo Monte, com as 24 unidades geradoras em funcionamento. “Nosso objetivo com esse evento vai além da linha de chegada. Queremos deixar um legado positivo para a sociedade, estimulando um estilo de vida mais ativo e saudável. Acreditamos que investir no esporte é investir na qualidade de vida e esse evento reflete nosso papel, como empresa que se preocupa com o desenvolvimento social da comunidade, além de ser uma excelente oportunidade para celebrar a importância de Belo Monte para a segurança energética do país.”, destaca Eduardo Camillo, superintendente de Relações Institucionais da empresa.

Gesto Solidário

Os corredores foram convidados a doar um quilo de alimento não-perecível em troca do kit do atleta. No total, foram arrecadados 465 quilos, que serão destinados à Casa Divina Providência (Irmã Serafina), instituição sem fins lucrativos que atua em Altamira com acolhimento grávidas, bebês e idosos que vêm de outras localidades para realizar tratamento de saúde no município.

Veja abaixo quem foram os vencedores:

5 km feminino: Silviane Xavier – 20’53”

5 km masculino: Daniel Rodrigues – 19’36”

10 km feminino: Gleycyany Oliveira – 35’11”

10 km masculino: Danilo Veras – 34’47”

Os resultados da corrida estão disponíveis no site www.corridauhebelomonte.com.br

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *