Diante das ligações clandestinas e irregulares ao sistema de água na sede do município de Altamira, que causam diminuição da pressão, vazamentos e, consequentemente, o desabastecimento das residências, a Cosalt apresentou na manhã desta quarta-feira, 28/09, informações gerais sobre a situação do fornecimento de água para a população de Altamira.
Bairro Bela Vista: O abastecimento está em fase de normalização.
Na terça-feira, 13/09, a equipe de campo da COSALT, após denúncias de moradores, identificou um conjunto de ligações clandestinas para abastecimento de hortas particulares, localizadas na Rua Mendonça e Rua 19 do Parque Ypê. Por conta disso, os bairros Sudam II, Bela Vista e Vista Alegre estão parcialmente sem água. No mesmo dia, a COSALT acionou a fiscalização, e após inspeção, foi detectada a instalação de 3 cisternas abastecidas por ligações irregulares com água potável.
Situações como essa seguem prejudicando a distribuição de água nos bairros.
Bairro Ibiza: Estão sendo realizadas manobras no sistema para minimizar o problema.
Além do Ibiza, a equipe da Cosalt vem realizando manobras no sistema, na tentativa de minimizar a falta de água também nas áreas da Ponto Alto Leilões, loteamento Cooperfron, Dom Lorenzo e RUC laranjeiras.
A Cosalt esclarece que o que vem contribuindo para a falha de abastecimento do RUC Laranjeiras são as ligações clandestinas feitas diretamente na adutora do bairro Ibiza, como as que foram feitas em loteamentos que possuem construções de casas de alto padrão em andamento, o que implica no aumento do consumo.
Bairro Centro: Abastecimento está normalizado.
Em relação ao perímetro central do município, ele somente é impactado quando há rompimento na adutora. Importante ressaltar que se trata de uma rede muito antiga, de amianto (material atualmente proibido neste tipo de obra) e requer constante manutenção, cujas peças de reposição são difíceis de encontrar no mercado.
Partes dos bairros Independente I e II nunca foram abastecidas, pois até hoje a Norte Energia realiza comissionamento de rede ali.
Bairro Brasília: Abastecimento está normalizado.
Para isso, a operação também funciona através de manobras desde 2015 (parte abastecida pela manhã, parte abastecida pela tarde). Esta foi a única maneira encontrada para conseguir suprir a demanda de todo o bairro.
Observação: na área da praça do Mirante existem 2 reservatórios: 1 implantado pela Norte Energia e 1 implantado pela COSANPA. Desde o ano 2015, são feitas manobras para impedir a falta de água na zona abastecida (tanto as que são ligadas pela rede antiga como a rede construída pela NESA).
Bairro Mutirão: Abastecimento está normalizado.
O abastecimento somente é comprometido quando o nível do Reservatório Apoiado de Água – RAP Brasília não está satisfatório – isso está diretamente ligado aos problemas existentes no sistema da captação de água bruta.
Além da rede implantada pela Norte Energia, existem 2 poços alternativos para complementar o abastecimento do bairro. Também as ruas que não foram contempladas por nenhuma ligação, são abastecidas semanalmente pelos caminhões-pipas enviados pela COSALT.
Bairro Santa Ana: Abastecimento está normalizado.
Até o momento a COSALT não recebeu nenhuma reclamação de moradores da área.
Bairro Colinas: Abastecimento está normalizado.
Para isso, a operação também funciona através de manobras desde o ano 2018, com intervalo de 24h entre elas, necessárias para atender às casas ligadas à rede implantada pela Norte Energia. No bairro existem 2 poços alternativos para complementar o abastecimento das casas.
Sistema alternativo do Conjunto Santa Benedita: Abastecimento sendo normalizado.
O conjunto estava desabastecido devido ao furto dos cabos de energia na unidade que abriga o sistema, ocorrido no dia 26/09/2022. Na manhã desta quarta-feira, 28/09, o material solicitado pela COSALT foi disponibilizado e a equipe já está em campo para regularizar o sistema.
Vila Piauiense: O abastecimento está normalizado.
Princesa do Xingu: O abastecimento está normalizado.
Fonte: Ascom/PMA