De acordo com dados levantados pelo Portal A Voz do Xingu, os municípios da região do Xingu apresentam taxa de mortalidade da Covid-19 que variaram de 0,99% a 3,02% desde o início da pandemia.
Com uma população de cerca de 32 mil habitantes, Medicilândia é o município que apresenta o menor índice de mortalidade entre os casos confirmados, diante dos nove municípios que compõem a região da Transamazônica e Xingu.
Segundos os dados divulgados no boletim nesta terça-feira, 01 de setembro, o município de Medicilândia tem 1.613 casos confirmados, 1.515 recuperados e 15 óbitos, o que representa uma taxa de mortalidade pela covid-19 de 0.99 %, ou seja, menos de 1%, em relação ao número de casos confirmados.
De acordo com o secretário de saúde de Medicilândia, Danilo Lopes, o município está entre os menores índices do Brasil e isso tem sido reflexo do tratamento que é feito com os pacientes assim que eles apresentam os primeiros sintomas. “A secretaria de Saúde implantou, desde o início da pandemia, laboratório próprio só para cuidar da covid-19, isso tem nos ajudado bastante a diagnosticar a doença”, pontuou Danilo.
Em seguida as menores taxas de vítimas da região estão nos municípios de Uruará com 1.69% e Pacajá com 1.79%.
Já o município com a maior porcentagem de mortalidade, até o momento, é Senador José Porfírio, na região do baixo Xingu com 3,02%, seguido por Altamira com uma taxa de mortalidade de 2.88%. Na terceira colocação com maior índice de mortalidade aparece Porto de Moz, com 2.82%. Na sequência o município de Anapu com 2,46 %. Depois Vitória do Xingu com 2.38 % e Brasil Novo com 2.36%.
A soma dessa porcentagem foi feita comparando entre o número de casos confirmados e a mortalidade, e não se refere ao número de óbitos em cada município. Pois em relação a quantidade de vítimas por municípios, Altamira lidera o ranking com 109 vítimas da covid-19, seguido do município de Porto de Moz com 26 mortes, Vitória do Xingu com 22 óbitos, Anapu com 20 óbitos, Uruará 19 óbitos, Senador José Porfírio e Brasil Novo com 16 vítimas em cada um, Pacajá e Medicilândia com 15 óbitos registrados em cada um. Totalizando até o dia 01 de setembro, 258 vítimas na região do Xingu.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional. A missão do Portal A Voz do Xingu é informar nossos leitores com conteúdos do interesse do povo paraense pautados pela ética jornalística e compromisso com a verdade. Se utilizar nossos textos, cite a fonte.