Menu

Cursinho Popular de Altamira inicia sua 3ª edição preparando estudantes para o Enem

Oferecido de forma gratuita, a iniciativa abre portas do ensino superior para jovens de baixa renda em busca de um futuro profissional melhor.

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA
Continua após a publicidade

O Cursinho Popular de Altamira está de volta com a sua tão aguardada 3ª edição, abrindo as portas para preparar estudantes de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O programa começa com as aulas nesta semana, na Escola de Ensino Fundamental Professor Antônio Gondim Lins, mas iniciou suas atividades em uma emocionante aula inaugural na última sexta-feira (1), realizada no Centro de Eventos Vilmar Soares. A cerimônia contou com a presença de alunos e professores, gerando grande expectativa entre os participantes.

Foto: Divulgação/PMA

O coordenador do Cursinho Popular, Sidiney Nascimento, expressou sua confiança no sucesso do programa. “Temos mais de 200 inscritos e 120 já confirmaram suas matrículas. Estamos com a melhor equipe possível. Conseguimos um time que abriu um tempinho para atender os jovens da nossa cidade, e estamos muito confiantes de que teremos o mesmo sucesso nas aprovações que tivemos em 2021 e 2022”, afirmou.

As aulas serão realizadas nos turnos da tarde, de 14h às 17h30, e à noite, de 19h às 22h30, e são destinadas exclusivamente a estudantes oriundos da rede pública de ensino, bolsistas de escolas particulares e que estejam com a inscrição confirmada para o Enem 2023.

Kawane Ferreira Moura – EEEM Ducilla Almeida do Nascimento

Uma das participantes, Kawane Ferreira Moura, de 17 anos, da EEEM Ducilla Almeida do Nascimento, está ansiosa para a oportunidade oferecida pelo Cursinho Popular. A jovem pretende fazer os cursos de criminologia ou biologia marinha. “Eu estou me preparando para o Enem. É a minha primeira vez e quero ver como é a base da prova para tirar uma nota boa e fazer a faculdade que eu quero. É importante porque é gratuito e qualquer um pode fazer e ajudar a nos profissionalizar, além de saber o que queremos fazer e cursar”, comentou.

Carlos Furtado, de 20 anos, também compartilhou seu entusiasmo, destacando a importância do Cursinho Popular para jovens de baixa renda. Ele planeja usar o cursinho como uma oportunidade para ingressar na faculdade de medicina. “Eu tenho 100% de certeza que o cursinho vai me ajudar na caminhada até o curso em que pretendo fazer. É um projeto bom porque é gratuito para pessoas que não têm condições de fazer um cursinho particular e necessitam de estudo para se preparar para o Enem”, destaca.

O Cursinho Popular de Altamira oferece educação de qualidade e a oportunidade dos estudantes realizarem seus sonhos acadêmicos, independentemente de suas condições financeiras. Com o compromisso dos alunos, professores e coordenadores, a terceira edição promete ser mais um sucesso na preparação para o Enem.

A professora de história do Cursinho Popular, Larissa Santos, compartilhou sua história inspiradora, lembrando que ela mesma ingressou na Universidade Federal do Pará (UFPA) graças à participação em um cursinho popular. Agora, ela tem a oportunidade de preparar jovens de Altamira para ingressar no ensino superior e realizar seus sonhos. “Eu sou filha de cursinho popular, entrei na faculdade através do cursinho popular. Quando a gente pensa no projeto para pessoas que são de escola pública, que por algum motivo não têm condições de pagar, damos a expectativa e oportunidade de construir um sonho. É gratificante voltar pela segunda vez como professora. Ano passado a gente teve uma grande aprovação e quando vê esse retorno não tem como não se emocionar. Eu fui uma das que mais chorei ao ver o nome dos alunos no listão”, declarou.  

Fonte: Ascom/PMA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.