Search
Close this search box.

Decoração de natal: especialistas alertam sobre riscos de acidentes com os pets

Continua após a publicidade
Nesta época do ano, as casas ficam mais iluminadas e decoradas, afinal, não há quem resista a uma bela decoração natalina. Mas, se você tem pets em casa, é importante saber que os enfeites podem representar sérios riscos à saúde do seu amigo de quatro patas. A árvore de natal, por exemplo, sempre está recheada de objetos como pisca-pisca e enfeites de vidro, que quando caem no chão se tornam cortantes ou perfurantes, fazendo com que o animal seja levado com urgência a um médico-veterinário.
Os cuidados começam desde a hora da montagem da árvore, quando o tutor precisa fazer uma vistoria no ambiente para saber se não ficou nenhum embalagem vazia, como por exemplo os sacos plásticos e as ligas de borrachas, que ficam presas na garganta do animal,  podendo ocasionar asfixia ou refluxo.
“O tutor tem que ter em mente que o cuidado tem que ser redobrado nesta época do ano, porque os pets são como crianças, eles não têm noção dos riscos e do perigo que esses objetos podem ocasionar para a saúde deles”, alertou o veterinário, Donys Carvalho.
O assessor de monitoramento, Denilson Abenassiffer, é tutor do Théo, um cachorro da raça Yorkshire Terrier, de apenas quatro meses. A decoração na casa do Denilson foi montada em meados de novembro, de lá pra cá, o animal derrubou a árvore duas vezes.
” A gente teve que ter muito mais cuidado com o Théo depois que montamos a árvore de natal. Uma dia ele tava muito quieto, quando fui olhar, ele estava com um papai noel na boca, por sorte eu consegui tirar”, contou.
Gatos – Segundo o veterinário, em casas onde os animais de estimação são os gatos, os cuidados são ainda maiores. “Os cães são muito mais fáceis de adestrar diante da decoração, diferente dos felinos. Inclusive, nos hospitais veterinários e nas clínicas, há uma grande demanda de felinos que sofrem acidentes com esses objetos nesta época do ano”, explicou Donys Carvalho.
“o piscas-pisca se torna bastante atrativo principalmente para os gatos, que por terem o instinto de caçador acabam sendo atraídos e podem escalar as árvores de natal em busca dos objetivos. Com isso, eles podem derrubar a árvore e ter um dano mais sério no sistema locomotor”, completou.
Dicas – Os especialistas recomendam que durante esse período o tutor mantenha os animais mais agitados em ambientes afastados de onde está montada a decoração de natal, ou, tente fazer com que o animal se acostume ao “novo ambiente”. Essa mudança tem que ser gradativa. O tutor pode colocar os enfeites natalinos por partes, porque se colocados de uma só vez, eles vão chamar mais ainda a atenção dos pets.
O tutor pode oferecer brinquedos para que o animal retire a atenção dos enfeites natalinos. Também é importante brincar mais com o animal, mas evitar correr no ambiente da decoração, porque depois ele acaba sendo atraído pelos objetos.
Para evitar acidentes, o tutor também pode substituir objetos pequenos, por objetos maiores, dificultando que o animal engula o enfeite. Além disso, os objetos de vidro podem ser substituídos por objetos de plástico, para evitar cortes ou perfurações.

O Veterinário ressalta. “O tutor sempre tem que estar de olho para prevenir os acidentes, como fraturas, cortes e até mesmo uma descarga elétrica. Em casos de acidentes ou se o animal ingerir algum item da decoração, procure seu médico-veterinário imediatamente”.

Fonte: Portal Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *