Diante das fortes chuvas que tem provocado situações de emergência em alguns municípios paraenses, a Defesa Civil Estadual se coloca a disposição para atender as situações de risco e alerta sobre alguns cuidados que a população deve tomar para evitar incidentes nesse período.
Segundo o coordenador geral da Defesa Civil Estadual e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Hayman, “a Defesa Civil está preparada para auxiliar todos os 144 municípios do Estado do Pará, prestando assistência humanitária e técnica, além de orientar sobre as logísticas necessárias diante de uma situação de crise”, garante.
É importante relembrar que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas) divulgou, na última sexta-feira (6), um boletim que aponta o mês de março como o período mais chuvoso do chamado “inverno amazônico”. Fortes chuvas e baixas temperaturas farão parte da rotina dos paraenses. A Semas informou que, entre os dias 8 e 14 de março, os belenenses devem redobrar a atenção por conta das chuvas fortes combinadas à maré alta, que podem atingir até 3,7 metros, com risco de alagamentos. Acompanhe as redes sociais da Defesa Civil Estadual para mais informações.
CUIDADOS
- Evite o deslocamento para regiões afetadas por conta de doenças ou situações de risco;
- Procure um local fechado durante a chuva para evitar descargas elétricas
- Se morar em área de risco, abandone o local imediatamente e procure um abrigo seguro;
- Ao sair, para evitar acidentes, desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança;
- Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas.
- Se ficar isolado em local inseguro, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil Estadual age de forma integrada com todos os municípios do Estado. “É função do órgão apoiar os municípios e estamos fazendo além do nosso trabalho, auxiliando as prefeituras, inclusive na distribuição de cestas básicas e kits humanitários, e na capacitação dos servidores das Defesas Civis Municipais”, assegura o Coronel Hayman.
Além disso, ao receberem as demandas, a Defesa Civil aciona outros órgãos estaduais para atender as necessidades da população. “Trabalhamos em conjunto com a Cohab para apoiar, inclusive, a reconstrução de unidades habitacionais que tenham sido destruídas por conta das fortes chuvas e também na concessão de benefícios eventuais em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster)”, afirma o coordenador geral da Defesa Civil.
Serviço: Para mais informações, esclarecimentos ou pedidos de ajuda, o telefone da Defesa Civil do Pará funciona 24h: (91) 9 8899-6323.
Fonte: O Liberal