Profissionais que atuam nas áreas de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente na região da Transamazônica e que compõem o FORTXINGU voltaram a se reunir para discutir novas estratégicas para o desenvolvimento do turismo na região Xingu.
A 14º reunião ordinária e primeira de 2023 aconteceu na última sexta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Educação, em Vitória do Xingu e contou com a participação dos secretários municipais de turismo de Altamira, Medicilândia e Vitória do Xingu, além da representante da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, de presidentes de associações comerciais e empresários ligados ao setor turístico.
“É muito importante para o nosso município de Vitória do Xingu está recebendo representantes do turismo de outros municípios e do Estado para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo regional”, disse Hellen Luana, secretária de Turismo de Vitória do Xingu.
O encontro, que acontece trimestralmente, tem como objetivo discutir importantes ações voltadas à área do turismo e, consequentemente, propiciar um cenário ainda mais promissor, tanto para os turistas quanto para aqueles que trabalham no segmento.
“O objetivo principal aqui é discutir as pautas do desenvolvimento, encaminhamentos que precisam ser adotados, para que efetivamente a região tenha o reconhecimento, não só do governo do Estado, porque isso já tem, mas no cenário do turismo nacional. O Brasil precisa conhecer o Xingu. O mundo precisa conhecer o Xingu”, destacou Conceição Silva da Silva, representante da Secretaria de Estado de Turismo do Pará – SETUR, que executa um termo técnico de cooperação entre a SETUR e a Prefeitura de Altamira.
Durante o encontro também foram discutidos temas como promoção conjunta de destinos turísticos e a participação dos municípios que compõem o FORTXINGU na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontece anualmente na Capital do Estado e este ano será de 15 a 18 de junho, em Belém.
“A intenção nossa é que todos os municípios se agreguem pra mostrar as oportunidades que temos aqui na região do Xingu que são inúmeras. Então esse é o objetivo maior: desenvolver o turismo para que ele seja visto, conhecido como uma atividade geradora de emprego e renda e não apenas de lazer”, afirmou a secretária de Turismo de Altamira e presidente do FORTXINGU, Eliana Couto.
Suellen Felizardo, secretária de Turismo de Medicilândia, cidade que fica a 90km de Altamira, aproveitou a reunião ordinária para defender a inclusão da cidade de Medicilândia na rota de visitação turística, uma vez que o município é considerado o maior produtor de cacau do Brasil.
“Medicilândia enquanto capital nacional do cacau, precisa fazer parte desse projeto. Hoje nós vamos falar e defender que seja implantada a rota do cacau e chocolate na região, o que traz mais desenvolvimento econômico não somente para Medicilândia, mas para os municípios que compõem a região da Transamazônica e Xingu”, disse Suellen.
A próxima reunião ordinária do FORTXINGU ficou marcada para o mês de maio. “A 15º reunião vai acontecer em maio e esse ano o fórum decidiu que ela vai ser itinerante, para oportunizar que todos nós possamos conhecer os municípios que integram a região e que esse momento nos abra os olhares para que a gente possa cada vez mais consolidar as alianças como região turística do Xingu”, concluiu Conceição Silva.
O FORTXINGU: contempla as cidades de: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: Vitor Danilo – TV Vitória