Nesta quarta-feira, 21, é comemorado nacionalmente o feriado de Tiradentes, além disso é celebrado o dia da Polícia Militar e Polícia Civil. Isso porque Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, também é conhecido como o patrono das polícias brasileiras.
Tiradentes, entre suas diversas profissões, como dentista, também foi alferes, que antigamente ocupava o posto de militar. Por isso, as comemorações ocorrem no mesmo dia.
No Pará, a violência contra policiais militares e civis é constante. Em 2019, um total de 30 policiais foram vítimas de latrocínio e/ou execuções de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Em 2020, os números caíram para 14 casos, o que refletiu na estabilidade de segurança dos policiais militares e civis do Pará. Se somados, os dois últimos anos apresentaram uma média de mais de um agente de segurança pública executado em todo Pará.
Nos primeiros meses deste ano três novos casos já foram registrados, o que voltou a preocupar os agentes de segurança, principalmente após a divulgação de áudios que sugerem uma suposta negociação entre a cúpula da segurança pública do Estado e membros de uma facção criminosa.
Fonte: Portal Roma News